Início Opinião Carreira: o que você quer ser quando crescer? – Final

Carreira: o que você quer ser quando crescer? – Final

Alguns diferenciais poderão ser decisivos para alavancar sua carreira, entre eles: ter de 7 a 10 anos de atuação no mercado, ter vivenciado estudo ou trabalho no exterior, ter pós-graduação ou MBA (finanças e projetos são as bolas da vez), falar inglês e espanhol (se tiver noção de mandarim, ficará em vantagem em relação aos concorrentes), realizar trabalhos voluntários (que demonstram qualificações positivas como trabalhar em equipe e abertura a novas realidades), além de demonstrar abertura genuína para mudança de cidade com capacidade de desbravar novos mercados.
Há espaço para todos no mercado, no entanto, algumas áreas estão em maior evidência, tais como: engenharia civil, finanças, agronegócio, indústria farmacêutica, cosméticos e energia, entre outros. As empresas estão em busca de profissionais dinâmicos para atuar em setores de varejo, logística, tecnologia da informação, prioritariamente.
Portanto, quando o assunto é carreira, vale pensar numa palavra mágica e que está presente – ou deveria estar – em praticamente 100% das atividades de nosso cotidiano. Estamos falando de planejamento, que retrata a capacidade de pensar antes de agir, de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois, a dialética do saber e poder, com habilidade de articular pensamento e ação. Então, decidir sobre sua carreira implica em pensar em longo prazo, projetando seu futuro dentro do estilo de vida desejado, incluindo ainda, planos alternativos de mudança de rota.
Agora, mãos à obra e nada de correria no seu plano de carreira. Construa seu futuro passo a passo, de maneira consciente, consistente e prepare seu futuro a partir do seu presente. A hora é agora!

*Consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano.