O ambiente dos negócios do século XXI tem se mostrado cada vez mais competitivo e predatório. Os fluxos de capitais gerados pelo ambiente globalizado transformam-se rapidamente em oportunidades a ameaças, sejam eles produtivos ou especulativos.
Gerenciar uma empresa com eficácia requer habilidade para criar planos que guiem a empresa conforme sua estratégia e de forma alinhada aos seus orçamentos. Neste cenário, a aplicação de CPM – Comprehensive Performance Management é uma peça fundamental, pois permite que os gestores façam previsões e analisem cenários alternativos rapidamente. CPM nada mais é do que um macro conceito de gestão que inclui Processos, Metodologias, Métricas e Tecnologias que permitem à organização monitorar, medir e gerenciar seu desempenho, não importando o tamanho da empresa.
Períodos de alta competitividade na economia trazem uma grande motivação para a melhor gestão das operações e finanças. Mudanças históricas nos drivers de custos, as taxas cambiais e os novos entrantes de mercado com seus preços altamente competitivos, são exemplos de como uma economia dinâmica pode representar uma época difícil para empresas de porte médio. Tais companhias têm a mesma necessidade de gestão de desempenho das empresas maiores.
Os profissionais de finanças de hoje estão bem cientes da necessidade de transparência quanto a requisitos legais e regulatórios, mas as grandes companhias, em especial as de capital aberto, que demandam auditorias permanentes para seus acionistas e para a CVM, tem de ter esses processos ainda mais transparentes. Esta capacidade é fundamental e embasa todo o processo de tomada de decisão.
Sempre representando um meio para um fim, a TI (Tecnologia da Informação) é fundamental para que realmente ocorra uma melhoria nos processos e na tomada de decisão. Uma solução de CPM é uma suíte de software, o instrumento de tecnologia que permite a implementação do conceito dentro da organização.
*Board Member da Sysphera














