O Rio Grande do Sul conta com uma peculiaridade histórica que influencia sobremaneira o modo como a população gaúcha e os serviços públicos se relacionam com o período de veraneio e férias. Diferente dos demais estados brasileiros litorâneos, aqui a ocupação territorial massiva não teve início junto ao Oceano Atlântico, mas sim a partir do interior do estado. Tal fato criou uma dinâmica que gera o deslocamento, durante o verão, de mais de dois milhões de pessoas aos balneários, praticamente um quinto da população gaúcha.
O contexto descrito motivou a criação, pelo Governador Tarso Genro, do Programa Verão numa Boa, ambiente que organiza a oferta de uma gama diversificada de serviços e projetos para atender a sociedade gaúcha e os turistas que para lá afluem. Além da tradicional Operação Golfinho da Brigada Militar, este ano o Programa Verão Numa Boa dedica atenção especial à segurança no trânsito. Através da ampliação dos projetos Viagem Segura e Balada Segura, pretende-se criar uma nova cultura em nossas rodovias e praias, associando os conceitos de lazer e diversão à segurança e preservação da vida.
Toda a dedicação descrita acima conta com um resguardo fundamental: ambulâncias do SAMU de alta complexidade nas rodovias de acesso ao litoral, com médicos e equipe de prontidão 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Mais, a Secretaria Estadual da Saúde está repassando recursos para os hospitais referência regionais, do litoral Sul ao Norte, para ampliação e garantia de atendimento em traumatologia e neurologia, além do acréscimo de 50% de recursos, em relação ao ano anterior, para atenção básica e vigilância em saúde.
Uma programação cultural de alta qualidade está estruturada, com pontos de leitura, cinema itinerante, eventos lúdicos de educação ambiental e shows com artistas gaúchos à beira mar. Eventos esportivos contam com fomento e apoio, e as crianças que não puderem se deslocar para balneários serão beneficiadas com a Colônia de Férias no CETE, em Porto Alegre, além de atividades de recreação em 89 escolas pelo interior do Estado.
Quem veranear nas nossas praias, este ano, contará com acesso livre à internet em várias delas, poderá ainda acompanhar campanhas de conscientização sobre direitos humanos e enfrentamento à violência contra a mulher, acessará serviços do Tudo Fácil e presenciará um projeto piloto inovador de acessibilidade ao mar, com cadeiras de roda anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida e bicicletas para pessoas com deficiência visual.
Isto sem falar no fomento ao turismo e atenção especial aos visitantes de fora do Rio Grande do Sul, através dos Centros de Atenção ao Turista. Como se pode ver, o Governo do Estado promoveu uma grande mobilização de recursos, por meio de suas secretarias e órgãos vinculados, visando dotar o litoral de serviços compatíveis com as exigências do período, para que todos tenham um verão numa boa!
*Coordenador Executivo do Programa Verão Numa Boa do Governo do Estado
Crédito foto:Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini














