Início Opinião Para as mulheres, que são especiais…

Para as mulheres, que são especiais…

No Dia da Mulher não se pretende só comemorar. Na maioria dos países são realizadas conferências, debates, reuniões, cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Todos os esforços são no sentido de diminuir e, quem sabe um dia, acabar com todo o tipo de preconceito e desvalorização da mulher. Apesar de todos os avanços, ainda sofremos com o preconceito, a discriminação, a jornada excessiva de trabalho, os baixos salários e a violência masculina. Sabemos que muito já foi conquistado, mas muito há de ser modificado nesta história.
Em 1932, houve um marco na história da mulher brasileira. Neste ano, foi instituído o voto feminino. De lá para cá, foram criados mecanismos de defesa dos direitos das mulheres como, por exemplo, os conselhos. Deles fazem parte pessoas oriundas de diferentes segmentos, mas com um único objetivo: defender as mulheres nas suas dores e impulsionar a criação de políticas públicas que proporcionem às mulheres a garantia dos seus direitos fundamentais.
Não deveria haver um dia especial para as mulheres, todos os dias deveriam ser reverenciados para valorizá-las. Assim como valorizar a criança, o homem, o ser humano. Embora já haja leis que protejam as mulheres, como a “Maria da Penha”, ainda ocorre violência, seja ela física, verbal ou moral. Mas não nos arrefecemos com os resultados da luta ou com as estatísticas, pois onde existir uma mulher sendo oprimida, todos nós deveremos estar lá, para lhe dar a mão, para lhe dar guarida, para encorajá-la.
A esperança que nossa luta não será em vão está em cada ação positiva que percebemos no cotidiano. Às vezes, é preciso romper barreiras, expor-se, buscar novas forças para continuar lutando. Nossa voz será ouvida se for uníssona. É importante que retomemos a cada dia a luta, assim como cada dia renasce, e que sintamos a alegria daquilo que representamos para nossas famílias: o esteio, o porto seguro, o exemplo da garra de ser mulher.
Neste 8 de março, também é dia de agradecer por sermos mulheres, fortes, aguerridas, amadas e felizes. E para aquelas que ainda não conseguiram ter a coragem necessária para mudar sua vida, vai o nosso afeto, a nossa solidariedade, a nossa mão amiga. O importante é estarmos juntas para nos sentirmos mais encorajadas! Parabéns, mulheres!

*Mãe, Professora e Vereadora