Início Geral Homenagens celebram o Dia do Bombeiro em Santa Cruz do Sul

Homenagens celebram o Dia do Bombeiro em Santa Cruz do Sul

O quartel do Corpo de Bombeiros do 6° Comando Regional de Bombeiros (CRB), sediado em Santa Cruz do Sul, foi o palco na manhã de ontem, 1° de julho, da solenidade de entrega de medalhas e comemoração dos 20 anos de instalação dos “Anjos em Ação” no município.
A Medalha Especial do Mérito do Serviço de Bombeiros é destinada a pessoas físicas e/ou jurídicas e os militares estaduais que, no exercício de suas atividades, tenham se destacado por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional, contribuído de modo eficaz para elevar o prestígio do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar junto à sociedade e a outras organizações.
Além dos militares homenageados, foi prestado um reconhecimento à Mercur. Conforme o major César Eduardo Bonfanti, o mérito baseia-se no apoio que a empresa prestou à corporação há um ano. “Quando desativamos nosso posto no Distrito Industrial por cerca de três meses nos instalamos nas dependências da empresa para não afastar nosso serviço daquela área”, ressalta.
Também houve uma homenagem aos membros do primeiro efetivo de socorristas que iniciou as atividades do Grupo de Atendimento de Emergência (GAE) “Anjos em Ação”, há 20 anos.
 
ANJOS EM AÇÃO
 
Preocupado em bem atender o número elevado de ocorrências em Santa Cruz do Sul, em 2 de julho de 1993, o comando do 6º Grupamento de Combate a Incêndios implementou o serviço do Grupo de Atendimento de Emergência (GAE), aqui denominado “Anjos em Ação”. A inciativa seguia o modelo criado em 1989, em Porto Alegre, que se destinava a atender ocorrências de emergência pré-hospitalar.
No município, as atividades começaram com a doação de uma viatura ambulância pela Prefeitura Municipal, e uma equipe de bombeiros socorristas especializados no curso em técnico em enfermagem e primeiros socorros. Hoje, o GAE conta com uma equipe especializada na área de atendimento de emergências, com servidores que possuem curso básico e avançado de socorrista no Rio Grande do Sul e em São Paulo, cursos de enfermagem e técnico em enfermagem, curso de resgate veicular no Chile, entre outros.
Para o major Bonfanti, tal currículo garante um atendimento qualificado às vítimas. “São atendidas aproximadamente quatro ocorrências diárias, o que perfaz uma média de 1.200 por ano. Em 20 anos de atuação foram mais 23.360 ocorrências. É um trabalho de grande importância para a comunidade que deve ser sempre festejado, reconhecido e valorizado”, comenta.
Atualmente o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul conta com aproximadamente 100 homens e possui uma caminhada de 48 anos em prol da comunidade da região.
 
ROLF STEINHAUS

Entre outros agraciados, diversos bombeiros receberam medalha de reconhecimento
 
 
 
 
HOMENAGEADOS
 
Medalha Especial do Mérito do Serviço de Bombeiros:
 
Civil: Loivo Castoldi Dezordi
 
Instituição: Mercur
 
Militares:
1° Tenente Rogério Eugênio da Silva
1° Sargento Gustavo Henkes
1° Sargento João Batista Reis 
1° Sargento Joel Moraes da Silva
1° Sargento Valter Leandro Cardozo D’Avila
 
GAE Anjos em Ação:
 
1° Tenente Rogério Eugênio da Silva
1° Tenente RR Edson Azambuja Aquino
2° Sargento RR Romualdo de Castro
2° Sargento Fermino dos Santos
2° Sargento José Carlos Marques
3° Sargento João Antonio Cides
3° Sargento Fabio Ricardo dos Santos Nunes
3° Sargento Eloí Silveira Machado
3° Sargento Nilton Joel da Silva
3° Sargento Edson Luiz dos Santos
3° Sargento Jailson Xavier
 
DIA DO BOMBEIRO
 
No dia 02 de julho comemora-se o Dia do Bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam mais de 150 anos de existência.
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.
Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.
Além de apagarem incêndios, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas. Fazem, ainda, a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.
Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras.

ROLF STEINHAUS
Alguns dos homenageados na cerimônia