Início Geral Destaque: Comunidade e Comunitarismo em debate

Destaque: Comunidade e Comunitarismo em debate

Na noite da última quinta-feira, 27 de junho, ocorreu o lançamento do livro “Comunidade e Comunitarismo: Temas em Debate”. A obra é um conjunto de artigos e estudos coordenados pelos professores João Pedro Schmidt e Inacio Helfer, e relacionados a relevância das comunidades e das organizações comunitárias na vida social e nas políticas públicas. 
A obra dá atenção especial ao comunitarismo responsivo norte-americano, liderado pelo sociólogo Amitai Etzioni, um intelectual que propõe o paradigma comunitarista como alternativa ao pensamento individualista e neoliberal. Todavia, é ressaltado que a reflexão sobre o tema da comunidade é milenar, constituindo um dos temas clássicos da filosofia social, da sociologia e da teologia, incluindo Aristóteles, o cristianismo primitivo; Thomas More, o pensamento socialista e anarquista; Ferdinand Tönnies; Max Weber; Alexis de Tocqueville; John Dewey; Emmanuel Mounier; Martin Buber; até autores atuais, como Zygmunt Bauman, Robert Putnam, Michael Sandel, Michael Walzer, Charles Taylor e Alasdair MacIntyre. O comunitarismo tem como adversário principal no campo das ideias o individualismo, cuja expressão principal é o neoliberalismo.
Um dos organizadores, João Pedro Schmidt, assinala que o comunitarismo é uma linha de pensamento promissora no campo político. “Assistimos no final dos anos 1980 a crise do modelo socialista baseado no excesso de Estado e, desde 2008, estamos vivendo uma crise internacional decorrente das reformas baseadas na ideia de livre mercado. O comunitarismo propõe a superação de modelos baseados unilateralmente no Estado ou no mercado, em favor de modelos inovadores baseados no equilíbrio entre Estado, comunidade e mercado”, revela.
 
 
 
 
Divulgação/Unisc


Obra é um conjunto de artigos sobre o assunto
 
 
 
 
 
 
Schmidt acredita que a produção teórica centrada na temática da comunidade é pertinente numa universidade comunitária como a Unisc.  “Estamos convictos de que a mudança das ideias sobre a comunidade e o comunitário é indispensável para a mudança das leis e dos modelos políticos. O reconhecimento maior do modelo comunitário em áreas como a educação e a saúde requer a formulação de concepções inovadoras de sociedade e de mundo”, acrescenta.
Os organizadores do livro são João Pedro Schmidt, Inacio Helfer e Ana Paula de Almeida de Borba. A obra inclui ainda textos de Carlos Naujorks, Jacson Cervi, André Kirchheim, Ariane Simioni, Leticia Konrad, Aline Swarovsky e Simone Schwinn. O livro é publicado pela Editora Multideia e está à venda ao preço de R$ 30. 
 
 
Superando expectativas
 
Segundo João Pedro o lançamento superou as expectativas. “Hoje em dia temos muitos fatos, mas pouca reflexão sobre os fatos. Foi importante ver um grande número de pessoas procurando pelo livro e é muito interessante abordarmos este tema de forma com que possamos fazer uma reflexão conjunta.” (D.D)


Rolf Steinhaus

Lançamento ocorreu na Livraria Iluminura