Início Geral Catedral: Ação evidencia Jornada Mundial da Juventude

Catedral: Ação evidencia Jornada Mundial da Juventude

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Quem estiver passando pelo centro de Santa Cruz do Sul na tarde de hoje, 06 de julho, certamente irá se surpreender com a movimentação atípica. Visando a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, um grupo de jovens catequistas da Catedral São João Batista, juntamente com membros da comunidade, irá percorrer as principais ruas da cidade, distribuindo panfletos e destacando o evento que ocorrerá na cidade carioca. A ação faz parte da Semana Missionária.
 A partir das 14h o grupo se reunirá em frente à Catedral e, após uma oração em conjunto, rumarão para as principais ruas do centro visitando casas, apartamentos e lojas. “Aproveitaremos que este é o sábado gordo e tem muita gente nas lojas para intensificar a divulgação da semana missionária que deverá se estender até o dia 20”, destaca irmã Ivanir Andrade Castro, coordenadora da ação. 
Em um primeiro momento a Semana Missionária seria iniciada apenas no dia 13 em Santa Cruz do Sul, mas em função da antecipação das férias escolares, referentes ao grande número de casos de gripe A em solo santa-cruzense, deu-se então a antecipação da ação.
Neste sábado, às 17h ocorre uma missa jovem celebrada pelo padre Zé Renato, responsável pela juventude da diocese. A missa contará também com a participação de um grupo musical. “Esta será uma missa mais curta com benção às famílias, às crianças da catequese e a todos que se fizerem presente”, destaca Ivanir. Ao final da missa serão apresentados 30 jovens de Santa Cruz que irão ao Rio de Janeiro participar da Jornada Mundial da Juventude, representando a Paróquia São João Batista e as outras seis paróquias que respondem a Comarca da Catedral.

Rolf Steinhaus

Irmã Ivanir é responsável pela organização da ação que ocorre neste sábado
 
 


Programação
 
Dia 20 de julho parte o primeiro grupo de santa-cruzenses, de ônibus, para Porto Alegre, uma vez que não havia mais lugares nos veículos que sai do município. Já no dia 21 parte o outro grupo, sendo que, nesta ocasião, será celebrada uma missa de envio, às 19h na Catedral com o Bispo Dom Canísio Klaus. O papa Francisco chegará ao Rio de Janeiro no dia 22 de julho. Fazem parte do grupo que se deslocará até a cidade carioca padres da região, membros da Juventude Marista, Juventude do Movimento de Schoenstatt, catequistas da Catedral São João Batista e pessoas da comunidade.