Início Geral Foro da Comarca de Santa Cruz do Sul tem novo Juiz Diretor

Foro da Comarca de Santa Cruz do Sul tem novo Juiz Diretor

Divulgação/Assessoria Fórum

Dr. Assis pretende continuar tomando as decisões em comum acordo com os demais juízes

Luana Ciecelski
[email protected]

Assis Leandro Machado, conhecido por Dr. Assis, é juiz da 2ª vara criminal, juiz da vara de execuções criminais, e juiz da 162ª Zona Eleitoral de Santa Cruz do Sul, onde reside há 14 anos. Natural de Porto Alegre, e formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), ele assumiu no último dia 15 de maio, a Diretoria do Foro da Comarca de Santa Cruz do Sul. 
Servidor da justiça desde 1981, Assis também advogou de 1989 a 1991, ano em que entrou na magistratura. Já trabalhou em Dom Pedrito, Santiago e Venâncio Aires, e em 2000 veio para Santa Cruz. Agora assume pela terceira vez a responsabilidade de ser o gestor do fórum.
As eleições, segundo Assis, ocorrem uma vez por ano. Os juízes fazem um revezamento entre si, e a escolha é quase sempre feita através de deliberação e de um consenso entre todos – se não houver, o tribunal então define um diretor. De uma forma geral, a função é mais um fardo para o eleito, além das já assumidas, que não são poucas. “É como administrar uma grande empresa”, disse ele.

Por que Santa Cruz?

Para ele, a Comarca de Santa Cruz tem uma particularidade muito boa: a permanência dos juízes. Em outros municípios onde trabalhou, de uma forma geral, os juízes muitas vezes estavam apenas de passagem. Em Santa Cruz do Sul não é assim, e isso se deve em grande parte, por ser uma localidade, onde as pessoas se sentem bem. “A cidade é boa de viver, o local de trabalho é bom, os colegas se respeitam e não se envolvem no trabalho uns dos outros”, afirmou.
Essa permanência, segundo ele, permite um conhecimento melhor do município e uma eficiência maior nos julgamentos.  Quanto à relação com os colegas, Assis explica que cada setor tem seu juiz, seus funcionários e estagiários. O diretor do foro faz a gestão disso tudo, mas há em Santa Cruz um respeito pelas divisões de cada um. Mesmo o diretor que tem o poder de demitir e contratar, por exemplo, não vai fazer isso sem um acordo entre todos. “É comum a prática da deliberação entre todos, mesmo nas decisões que caberiam apenas ao juiz diretor” afirmou. “E eu pretendo dar continuidade a isso. Assim como todos os juízes que assumem”.

A novidade

O Foro da Comarca de Santa Cruz do Sul está na expectativa de receber um novo colega dentro de dez dias. De acordo com Assim, uma juíza está para chegar ao município para assumir a titularidade da 3ª vara criminal, antes função do Dr. Sadilo Vidal Rodrigues, que se aposentou recentemente.