Luana Ciecelski
[email protected]
A rua Ernesto Alves, na quadra entre a Júlio de Castilhos e a Fernando Abott, não possui mais estacionamento oblíquo. Apenas paralelo. A mudança aconteceu na noite de quinta e na madrugada de sexta-feira, 22 de agosto, quando uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos passou, das 23 às 3 horas, pintando as vias e estruturando as mudanças.
Mas as alterações não foram apenas no modo de estacionar. Na mesma quadra a sinalização horizontal, no chão, foi toda refeita, e um cruzamento em “T” foi estruturado. Além disso, com a nova forma de estacionar, houve o alargamento da pista, e diversas vagas de estacionamento, que há alguns meses foram retiradas para a criação de uma pista de siga livre, foram recriadas.
O objetivo, segundo o secretário de Transportes, Alexsander Knak, é buscar uma fluidez cada vez maior no trânsito. A rua, mais larga, agora possui pista dupla para quem segue no sentido sul-norte e para os motoristas que forem sair do estacionamento, será mais seguro uma vez que vão enxergar os carros que vêm no sentido norte-sul e não trancarão o fluxo para sair, como acontecia com o estacionamento oblíquo.
Além disso, esse projeto já vai ao encontro de outra proposta que a secretaria pretende implantar nos próximos meses. Trata-se da mão única na ruas Júlio de Castilhos e 28 de Setembro. “Com a mão única nessas duas ruas, menos carros entrarão na Ernesto Alves pela 28 de Setembro e também menos carros vão converter à esquerda na Júlio de Castilhos, e o trânsito fluirá ainda mais”, afirmou o técnico de trânsito, Claudiomiro Flores.
Luana Ciecelski
Estacionamento paralelo deixou a pista mais larga e possibilitou a criação de novas vagas no outro lado da quadra
Vagas de estacionamento não diminuíram
Claudiomiro explicou também que num primeiro momento pode parecer que houve a diminuição do número de vagas, pois os carros estacionados paralelamente ocupam mais espaço, no entanto, com a possibilidade de reestabelecer as vagas no outro lado, o espaço para estacionar, já considerado insuficiente, não foi prejudicado. Ao contrário. “Perdemos algumas vagas no lado da praça, mas ganhamos algumas no outro lado. Eu mesmo fiz o cálculo e o resultado foi de três novas vagas”, explicou.
Linha Rio Pardinho mais iluminada
Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz, também recebeu os cuidados da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços públicos durante a semana que passou. Por lá, cerca de 50 lâmpadas fluorescentes foram substituídas por lâmpadas de vapor de sódio e dez lâmpadas foram acrescentadas em locais onde não havia, totalizando 60 pontos de iluminação.
Lâmpadas de sódio causam menos poluição luminosa e são comumente usadas em localidades onde se pretende manter a visibilidade do céu noturno, ou onde é necessário reduzir a iluminação para proteger a biodiversidade. A troca aconteceu da entrada de Rio Pardinho até a divisa com Sinimbu.
Sinaleiras
Prefeitura vai implantar onda verde na Tenente Coronel Brito
O prefeito Telmo Kirst assinou na manhã desta quinta-feira, 21, convênio com a empresa Digicon para a compra de seis novos controladores eletrônicos de tráfego. A aquisição dos equipamentos, segundo o secretário de Transportes e Serviços Públicos, Alex Knak, permitirá a implantação da tão sonhada onda verde ao longo da Rua Tenente Coronel Brito.
As novas sinaleiras deverão chegar na primeira semana de setembro e até o início do mês de outubro deverão estar em funcionamento, melhorando o fluxo de veículos em uma região de intenso tráfego e minimizando o risco de acidentes.
A troca dos semáforos inclui os cruzamentos da Tenente Coronel Brito com as ruas Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Fernando Abott e Senador Pinheiro Machado. Já as esquinas com as ruas 28 de Setembro e Ramiro Barcelos que não dispunham de sinaleiras também passarão a dispor.
Os equipamentos possuem sistema GPS, o que permitirá a sincronia entre eles. Outra novidade é o funcionamento em três tempos, permitindo também ao pedestre um período de tempo exclusivo para que ele possa realizar a travessia em total segurança, sem competir com os veículos automotores. (Assessoria de Comunicação Prefeitura de Santa Cruz do Sul).














