Everson Boeck
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O ministro dos Transportes, Paulo Passos, assinou nesta quarta-feira, 22, a ordem de início das obras de duplicação da BR-290, no trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. O contrato recebeu a assinatura do ministro e dos secretários estaduais de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, além do prefeito de Pantano, Cássio Nunes Soares, e de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e de empresas contratadas para a obra. O ato aconteceu às margens da BR-290, em Pantano Grande. A previsão de duração da obra, que será executada por quatro consórcios de empresas, é de dois anos.
A obra terá extensão de 115,7 quilômetros (do KM 112 ao KM 235), entre o acesso a Eldorado do Sul e as proximidades do antigo posto de pedágio no município de Pantano Grande, com um investimento do Governo Federal de quase R$ 600 milhões, entre projetos, desapropriações e fiscalização, e os trabalhos devem começar imediatamente. A obra é uma antiga reivindicação do estado já que a rodovia é a principal ligação entre a região metropolitana de Porto Alegre e a Argentina, caracterizando a estrada como importante rota de transporte de cargas entre os países do Mercosul. A BR-290 possui mais de 700 quilômetros de extensão e atravessa o Rio Grande do Sul de leste a oeste, do litoral até o município de Uruguaiana, na divisa com a Argentina. Conforme Gerri, já existe o projeto de duplicação até o trevo de acesso a Cachoeira do Sul, mas a ideia é duplicar a rodovia até Uruguaiana.
Importância para Santa Cruz
Conforme Gerri Machado, assessor do secretário estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, esta obra faz parte de um pacote de obras que o governo estadual negociou com a União. “Este é um dos projetos que o Estado acenou como prioritários ou urgentes para o Governo Federal. A duplicação da BR 290, especificamente, favorece muito Santa Cruz porque facilita o fluxo de entrada e saída de caminhões para nossa região. Depois de duplicada, podemos usar melhor aquela rodovia que precisava ser ampliada e recuperada”, explica.
Melhorias para a região
O prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, disse que há muito tempo havia a necessidade da obra. Lembrou que a duplicação da BR-290 é uma antiga reivindicação e os primeiros estudos começaram em 1997. “Para nosso município e para todos aqui na região é uma obra essencial, e por isso posso falar em nome de todos os prefeitos da nossa alegria em ver esse sonho sair do papel. Tivemos que passar por muitos problemas, mas felizmente os superamos e a partir de hoje vamos ver as máquinas funcionando”, comemorou o prefeito.
Para o secretário João Victor Domingues, a obra contribui para a redução de gastos do Estado com logística entre 3% e 4%. A mesma visão é compartilhada por João Motta, que falou de sua ligação com a estrada desde a infância, quando se deslocava até Porto Alegre com a família. “Conheço muito essa estrada por ser nativo da Fronteira Oeste. Sei da importância regional e internacional da 290, por onde escorre grande parte da produção gaúcha. Estamos contentes em ver que os gaúchos voltaram a se integrar ao crescimento do país nos últimos anos através de obras essenciais, que há muito tempo não passavam de promessas”, concluiu Motta.
Como acontecerá
O serviço foi licitado pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modalidade de licitação que acelera os trabalhos. O custo total será de R$ 583,55 milhões.A obra foi dividida em quatro lotes:
Lote 01 – Extensão de 29,70 quilômetros, entre o km 112,3 e o km 142, sob responsabilidade do Consórcio Bolognesi/Conterra/Magna: R$ 151 milhões;
Lote 02 – Extensão de 30,08 quilômetros, entre o km 142 e o km 172,08, sob responsabilidade do Consórcio TB/ECB/ETEL: R$ 172,5 milhões;
Lote 03 – Extensão de 27,03 quilômetros, entre o km 172 e o km 199,03, sob responsabilidade do Consórcio Trier/Ctesa/Prodec: R$ 130,9 milhões; e
Lote 04 – Extensão de 28,70 quilômetros, entre o km 199,3 e o km 228, sob responsabilidade do Consórcio Equipav/CSL/Esteio: R$ 129,15 milhões.
Claudio Fachel/ Palácio Piratini
Assinatura da ordem de início das obras de duplicação da BR-290 com a
presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos, acompanhado dos
secretários João Motta e João Victor Domingues














