Ana Souza – [email protected]
Comércio diversificado, espaço para caminhadas e prática de esporte, mateada com os amigos, além de muita diversão para curtir a noite nos bares. No segmento de turismo e lazer, além de atrair inúmeros turistas e visitantes, disponibiliza várias opções de lazer para os jovens. Assim é a Avenida do Imigrante, um ponto de referência em Santa Cruz do Sul.
A história da Avenida do Imigrante iniciou no ano de 1990, quando foi urbanizada. O fato ocorreu na gestão do então prefeito Arno João Frantz, tendo como secretário municipal de Serviços Essenciais, o engenheiro Astor Grüner. A pasta que foi responsável pela recuperação da área, canalização e cobertura do arroio que corta a avenida, bem como foi incumbida da instalação dos equipamentos urbanos e do paisagismo.
A DENOMINAÇÃO
Uma homenagem aos primeiros imigrantes que aqui chegaram e deram origem a Santa Cruz do Sul fez surgir a denominação da Avenida. Buscando as origens históricas, voltamos ao dia 17 de dezembro de 1849, quando na cidade de Rio Pardo aportaram os primeiros imigrantes destinados a Santa Cruz. Atravessaram o oceano a bordo da barca prussiana Bessel, viajando pelo rio Jacuí no barco Bela Francisca. Após dois dias de viagem e transportados por carretas de duas rodas, chegavam ao Faxinal de João Faria, foram transportados por João de Faria até o local dos seus lotes, na Picada do Abel. Ali se instalaram no berço da imigração, Linha Santa Cruz, 12 imigrantes: Augusto Wuttke, sua esposa Francisca e os filhos Guilherme, Joana Maria, Lucas e Juliana; Frederico Tietze e sua irmã Carlota; Augusto Raffler; Gottlieb Pohl; Augusto Arnold e Augusto Mandler.
LEMBRANÇAS
“O prefeito Arno Frantz assumiu a Prefeitura Municipal em 1990 e desde o início, com a sua visão de futuro, via na Avenida do Imigrante um local que poderia se tornar um cartão postal e ponto de encontro das pessoas. O canal da sanga era aberto e podia-se ver as águas sujas que por ali corriam, além de ser um local perigoso principalmente para crianças pois não existiam proteções laterais com corrimãos”, lembra o engenheiro civil (Crea-RS 46.137), Astor José Grüner.
Segundo Grüner, o projeto foi elaborado pelo arquiteto Ricardo Richter, que idealizou a cobertura do canal com espaços de lazer com bancos, floreiras e aparelhos de ginástica intercalados ao longo da avenida. Nas laterais um jardim com grama e uma grande variedade de árvores dos mais diversos tipos, sempre com o cuidado para que fossem com raízes que não viessem a interferir e causar problemas para o canal da sanga.
“A obra foi executada pela Construtora Trevisan. Ao final dos trabalhos entregamos para a comunidade uma avenida urbanizada, linda que realmente serve à comunidade que a utiliza para caminhadas, corridas e ponto de encontro para o chimarrão de final de tarde ou aos finais de semana. Se tornou um ícone dos encontros da comunidade em ocasiões de comemoração com finais de campeonatos de futebol, por exemplo e um local de passagem obrigatória nos passeios de carro. Infelizmente trouxe também incômodos e badernas nas noites de finais de semana causados por pessoas que não sabem respeitar os direitos dos demais cidadãos moradores ao longo da avenida. As autoridades, depois de diversas tentativas, tiveram que proibir o estacionamento à noite como forma de afastar os baderneiros. Mas considero um local especial dentro da nossa comunidade. Talvez esteja na hora de proporcionar algumas remodelações e revitalização dos espaços.”
Ana Souza

Local atrai visitantes com opções de lazer e comércio diversificado
Fotos: Rolf Steinhaus

Avenida do Imigrante: referência no município!

Bares proporcionam lazer e diversão para os frequentadores da Avenida

Zoom 7 é um dos espaços para a prática de esportes

Comércio diversificado conta com supermercados e lojas
Infraestrutura completa
A Avenida do Imigrante, além de ter em seu cenário diversas residências e prédios residenciais, conta com uma grande infraestrutura. Confira:
– No Boulevard Center encontram-se as lojas: Nex Agente Autorizado GVT, Fashion Fantasias, BeLarte e AM PM Bebidas.
– Ao longo da Avenida: Nêny Confraria Bar e Choperia; Vovós Arteiras; Zoom 7; Bar Abba; Super IMI; Bar Badauê; Farmácia FarmaMellitus; Loja Garimpo; Solange Centro de Beleza; Eco Ar; Coconut; Pilates & Fisioterapia; Espaço Italínea; Deccor; Mundos dos Sabores Miller; Lancheria Baumgarten; Bar do Primo; Gaudério Culinária e Choperia; Pires & Frantz Advogados; Luxus; Bar do Gringo; Astha Confecções; Sauna Academia; MVB Instrumentos Musicais; Beleza Pet Banho e Tosa; Sincotec-varp; Toppbel Cosméticos; Comercial Zaffari; Escritório Natura; Lavanderia Lav-Express; Uniar; Unidental; Confeitar Café; Invitare Eventos; Vidativa Treinamento Funcional; Cia do Lanche; Salão de Beleza; Studio Pilates; D’Pil Fotodepilação e Madame Surtô. Ao final da Avenida também há como referência o Shopping Santa Cruz.
Ana Souza

Avenida do Imigrante é uma das referências no município
Henrique Diefenthaler

Aparelhos para a prática de exercícios físicos fazem parte da estrutura do local
Rolf Steinhaus

Movimento aumenta aos finais de semana na Avenida
Rolf Steinhaus

Local proporciona espaço para caminhadas
Ana Souza

Na Avenida do Imigrante há espaço para sentar e tomar um bom chimarrão
Expediente:
Edição: Nelson Treglia e Ana Souza
Diagramação: Richard Maas














