Início Geral Uma homenagem a Sabotage:

Uma homenagem a Sabotage:

Sara Rohde
[email protected]

No dia 3 de abril o ícone do RAP nacional Sabotage , rapper que deixou um marco na história da música brasileira, completaria 45 anos se ainda estivesse vivo, Sabota foi assassinado em 2003. Uma perda importantíssima para os fãs e apreciadores da boa música, uma perda na influência de novos trabalhos e novas composições. Sabotage deixou um legado e seus hinos para ecoarem nos ouvidos dos brasileiros passando forte influência musical. E no mês do seu aniversário, um presentes para os amantes da cultura hip-hop, um motivo para ser comemorado, representando o RAP feminino, representando a cultura negra, o feminismo, descontruindo padrões e somando qualidade na cena musical brasileira, está ela, Karol Conka, homenageando Sabotage com a música Cabeça de Nego.
Não podia ter outra pessoa que pudesse melhor transmitir essa homenagem, uma mulher autêntica, que tem as mesmas raízes do artista. Ela, Conka, gravou as cenas do clipe na favela do Boqueirão, Zona Sul de São Paulo, lugar onde Sabotage criou seus filhos, escreveu suas músicas e viveu intensamente, pouco tempo, mas o necessário para se tornar um representante, digamos que oficial, do RAP nacional. 
O clipe inicia com a rapper trocando uma ideia com o Dj Hadji que tocou por anos com o Sabotage, ele mostra detalhes do local onde o músico viveu. A participação especial da família do Sabotage emociona a todos, o filho Sabota Jr. e sua filha Tamires, com a neta Allice, além da participação do amigo de infância Bola e da comunidade, dão um toque especial e original ao filme. O time do futebol criado em homenagem ao rapper também faz parte da história encenada com flows e melodias. 
A nova versão do clipe foi dirigida pelo Johnny Araujo e o Leandro Lima com produção da Gullane Entretenimento e parceria do produtor Boss in Drama e do Coletivo Instituto. 
A música tem uma pegada raiz, com um tom de reggae e não foge da versão original lançada em 2002. Karol mostrou em seu trabalho que leva Sabotage como inspiração, desde o lançamento do single ‘Boa Noite’, gravado em 2013. A nova versão da música Cabeça de Nego só confirma que o ícone está vivo dentro do coração da cantora. E já com mais de 1 milhão de views, a canção também confirma que Sabotage está vivo no coração de muitas pessoas. 

A nova versão da música Cabeça de Nego só confirma que o ícone está vivo no coração da Karol Conka e de muitas pessoas
Em entrevista à Revista Trip, onde Karol é questionada sobre o seu papel e o teor político em lançar uma música do Sabotage em 2018, na situação em que o país se encontra, a artista respondeu que a sua posição política está estampada em sua cara. “É mostrar força pra quem pensa em sucumbir. As mensagens que recebo diariamente são muito tristes. Depois da morte da Marielle Franco muita gente está sem esperança. Conversei com a MC Carol, que foi candidata à vereadora e ela estava muito em choque, até fez uma música sobre isso. A gente se perguntou o que podia fazer. Chorar só escondido. Não dá pra ficar mostrando abalo, não é isso que a Marielle queria. É força, luta. É uma perda muito grande, a dor é imensa, fico arrasada, mas a gente tem milhares de pessoas que nos usam como referência. Não somos protagonistas à toa. Agora é a hora da gente juntar mais força ainda, focar realmente na solução. So-lu-ção. Mas como fazer isso? Mantendo contato com pessoas que têm essa mesma disposição, que estão quase sucumbindo. Como artista, também fico numa posição de risco, por ser porta-voz. A morte de Marielle foi tipo um aviso, foi um cala-boca pra todo mundo, parem de encher o nosso saco. Nunca me envolvi com política, não falo sobre isso, mas as pessoas sabem qual é a minha posição, tá escancarado na minha cara”, finaliza.
Karol Conka ainda conta em entrevista que escutava Sabotage desde 2000 e que pra ela o artista já se mostrava diferente dos outros rappers. “Quando vim pra São Paulo, o Helião, do RZO, disse que eu era a versão feminina do Sabotage, porque era a única que fazia o mesmo que ele, de transitar por todos os lugares — pelo cinema, falava com o pessoal do rock, assumia que curtia Sandy & Junior. E ninguém colocava o talento dele em dúvida. Quando conheci o Hadji, DJ que tinha tocado com o Sabotage, ele falou: cara, você é igual a ele. É ansiosa, é líder, quer fazer tudo ao contrário do que tão falando pra fazer, não se importa com as regras que eram pra ser seguidas no rap”. 
Karol Conka: “Salve Sabotage, MC de compromisso. Cumpre seu papel no céu que aqui a gente te mantém vivo”. 
Link Cabeça de Nego: https://www.youtube.com/watch?v=CPvEAU8U-I8&list=RDCPvEAU8U-I8