
Sara Rohde
[email protected]
Luana Ciecelski
[email protected]
A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos é um marco na história do Rio Grande do Sul, a partir dela que se estabeleceu toda identidade gaúcha, tradição e ideais de igualdade. No dia 20 de setembro as tropas lideradas por Bento Gonçalves tomaram às ruas da capital gaúcha dando início a guerra que tinha por objetivo melhorar as condições econômicas do Estado. A guerra que durou 10 anos só chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
Para comemorar a data uma programação intensa foi preparada especialmente para exaltar a tradição gaúcha, homenagear os líderes da Revolução Farroupilha e enaltecer o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Os festejos da Semana Farroupilha 2018 em Santa Cruz do Sul já começaram e se estendem até dia 20. Um dos principais pontos da programação é o 1º Acampamento Farroupilha e o Palco Cultural, evento artístico que integra as entidades tradicionalistas do município com o público presente. Na ocasião estão ocorrendo diversas apresentações como shows, teatro infantil, oficinas campeiras, história, lidas do campo, exposições, muita dança e oficinas de gastronomia.
No Parque de Eventos a programação da Semana Farroupilha está em andamento desde a manhã de ontem, dia 13, quando aconteceu a abertura oficial. Na oportunidade foi oficialmente acesa a Chama Crioula que permanecerá ardendo no parque durante toda a semana de festejos.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, César Cechinato, a Semana Farroupilha está prometendo ser histórica tanto pelo envolvimento das entidades tradicionalistas, como pela realização do 1º Acampamento Farroupilha. “Teremos atividades já a partir de hoje (ontem), mas mais fortemente a partir de amanhã (hoje), oficinas culturais, oficinas temáticas, com a história do Rio Grande do Sul, etc”, apontou. Durante a semana, ele também destacou que haverá uma grande participação de crianças das escolas municipais e estaduais. “Serão cerca de 4 mil”, disse ele.
Para o coordenador dos festejos farroupilhas, Leandro da Silva, essa participação da juventude é muito importante porque assim, se tem a possibilidade de preparar os gaúchos do futuro, para que deem continuidade às tradições, mas também para que sejam educados dentro dos valores gaúchos. “Temos que começar desde os pequenos. A gente sabe que a educação não é um processo fácil e queremos trazer algo de bom para o coração dessas crianças. Assim elas serão cidadãos de bem no futuro”. Ainda segundo Leandro, serão cerca de 15 entidades participando do acampamento.
DESFILE FARROUPILHA
O Desfile Farroupilha será realizado no dia 20 de setembro, às 9 horas, com início na Rua Ernesto Alves no cruzamento com a Rua Borges de Medeiros e dispersão a partir do cruzamento da Rua Capitão Fernando Tatsch. Para os integrantes e entidades participarem é preciso se inscrever até amanhã, dia 15, através de solicitação via e-mail [email protected] ou direto com o coordenador, sr. Juliano Batista, na Rua Ramiro Barcelos, 1286. No dia 18 de setembro serão divulgados os pontos de concentração e ordem do desfile. Em caso de chuva, desfilarão somente as invernadas campeiras.
A maioria das entidades tradicionalistas, associações, instituições municipais e estaduais já se inscreveram. Após, os participantes se deslocarão para o Parque de Eventos, onde prestigiarão as atividades do Acampamento Farroupilha e de encerramento dos festejos.
Informações sobre o desfile podem ser obtidas pelo contato: (51) 9 97297559 com Juliano Batista.

09h – Oficina de indumentária gaúcha
10h – Apresentação de teatro “Leões do Caverá”
13h – Revisão coletiva e concentração de machos na pista de laço (Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos)
14h – Oficina de indumentária gaúcha
15h – Apresentação de teatro “As histórias do Vô Venâncio”
16h – Apresentação de invernadas locais (três danças por entidade)
20h – Show com Nosso Balanço
08h – Exposição morfológica na pista de laço (Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos)
17h – Apresentação de invernadas locais (três danças por entidade)
18h – Show com João de Almeida Neto
20h – Apresentação de invernadas locais (três danças por entidads)
21h – Show com Gurizada Macanuda
09h – Oficina de atividades do campo
10h – Apresentação de teatro “Pampas e Aventuras”
14h – Oficina de atividades do campo
15h – Apresentação de teatro “Pampas e Aventuras”
09h – Oficina de história do RS
10h – Apresentação de teatro “Pampas e Aventuras”
14h – Oficina de história do RS
15h – Apresentação de teatro “Pampas e Aventuras”
20h – Apresentação de invernadas locais (três danças por entidade)
21h – Show com Cristiano Quevedo
09h – Oficina de gastronomia típica
14h – Oficina de história do RS
15h – Oficinas campeiras com Gilberto Zago
14h – Oficina de gastronomia típica
16h – Oficina de história do RS
17h – Show de encerramento – Os Monarcas
19h – Encerramento oficial















