Aconteceu no final de semana passado, na vizinha cidade de Cachoeira do Sul, a 2ª edição do Canto Pioneiro, festival realizado pela invernada artística do CTG Tropeiros da Lealdade.
O Canto Pioneiro tem uma proposta diferente dos tradicionais festivais de música nativista. Não é um festival para escolha das melhores músicas, mas sim dos melhores intérpretes, instrumentistas e grupos musicais. O evento busca desenvolver, despertar, cultivar e promover o gosto dos jovens pelos temas regionais, através de interpretação vocal e instrumental da música sul rio-grandense. Além de estabelecer intercâmbio artístico/cultural através da integração entre intérpretes e instrumentistas.
Mesmo não sendo um festival de música, dos vinte participantes, quatro intérpretes apresentaram composições inéditas. Este formato é de suma importância pois oportuniza vivência àqueles interessados em ingressar no cenário dos festivais, sejam músicos, intérprete ou compositores.
O grande vencedor desta edição foi Gustavo Iser, natural de Santa Cruz do Sul reside atualmente em Santa Maria. Iser apresentou a composição “Poema da Quinta Lua”, música campeã do 11º Acampamento da Canção de Campo Bom, tem letra de Sérgio Carvalho Pereira e música de Cristian Camargo; além do 1º lugar, a música também foi premiada como Melhor Conjunto Musical.
Confira quem foram os vencedores:
– Intérprete Solista Vocal
1º Lugar: Gustavo Iser – Santa Maria
2º Lugar: Alan Larocca – Eldorado do Sul
3º Lugar: Claiton Scouto – Guaíba
4º Lugar: Douglas Fabiano Corrêa – Cachoeira do Sul
5º Lugar: Felipe Corrêa – Cachoeira do Sul
– Melhor Torcida: Dionatan Linhares
– Mais popular: De Folga – Intérprete Gustavo Teixeira – Cachoeira do Sul
– Melhor Instrumentista: Jader Fabrício Surceda – Teclado na Música “Poema da Quinta Lua”.
– Melhor Conjunto Musical: Gustavo Iser, Felipe Corrêa, Felipe Costa, Carlos Augusto Araújo Iser, Jader Fabrício Surceda, Edilberto Teixeira, Romulo Acosta e Luzardo Foletto – Música “Poema da Quinta Lua”.
32ª Coxilha Nativista de Cruz Alta é na próxima semana
Inicia no dia 25 e se estende até o dia 28/07 a 32ª edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta. A Coxilha é hoje o festival mais antigo, realizado desde 1981 ininterruptamente. É sem dúvida um dos mais importantes eventos da música do Rio Grande do Sul. A programação completa bem como as composições participantes desta edição podem ser consultadas no site oficial do festival http://www.coxilhanativista.com.br/
Acesse a “AGENDA DE FESTIVAIS” em www.bahstidores.com e confira a programação dos próximos festivais e também os que estão com as inscrições abertas.