
Grasiel Grasel
[email protected]
A partir de hoje, 28, o Banco do Povo passará a operar também no antigo Espaço Assemp, no parque da Oktoberfest, exclusivamente para atender interessados no financiamento. No local, será disponibilizada a documentação necessária com todas as informações que detalham o funcionamento da contratação do crédito, bem como a ficha cadastral inicial. A expectativa da entidade é que os recursos sejam disponibilizados no máximo até a próxima semana.
Em conversa com o Riovale Jornal, o coordenador do Banco do Povo, Paulo Mans, informou que o setor jurídico do poder executivo está na fase final do processo de contratação da empresa que deverá disponibilizar os recursos, a Credisol, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) de microcrédito.
Segundo o projeto que define o funcionamento da linha de crédito emergencial, a prefeitura está destinando R$ 5 milhões em recursos próprios para subsidiar 50% dos juros dos empréstimos contratados pelo programa. O objetivo é dar um suporte financeiro para empresas, lojas, comércios, autônomos, MEIs, informais ou qualquer outro segmento produtivo santa-cruzense durante a quarentena.
O subsídio da prefeitura deverá ser automaticamente descontado nas guias de pagamento geradas pelo Banco do Povo, as quais poderão ser de até 18 parcelas, com carência de até seis meses. Caso o contratante venha a atrasar o pagamento em algum mês, ele deverá pagar o valor integral dos juros, multas e demais encargos a serem definidas na contratação.
Interessados devem procurar o Banco do Povo no antigo Espaço da Assemp, no parque da Oktober, onde serão encaminhados os primeiros documentos e será analisada a possibilidade de contratação. Em um segundo momento, quando as informações estiverem preenchidas, a papelada deverá ser entregue diretamente na sede do Banco do Povo, que também fica no parque.
A entidade pede que interessados liguem para agendar um horário de atendimento, pois está operando com todas as restrições necessárias para garantir o máximo de segurança durante a pandemia. O antigo Espaço Assemp fica à esquerda do pórtico de acesso do parque da Oktoberfest. Para obter mais informações, basta ligar para 2109-9270 ou 3713-1288.
O QUE É PRECISO PARA SOLICITAR CRÉDITO?
Para estar apto para contratar o crédito com a prefeitura, é necessário ter o empreendimento em Santa Cruz; ter uma micro ou pequena empresa (formal ou informal, pessoas físicas ou jurídicas) ou trabalhar por conta própria, mesmo que seja um negócio em casa sem CNPJ; ter experiência na atividade que desenvolve; utilizar o crédito para investimento no negócio; apresentar avalista(s) com renda compatível às parcelas; comprovar capacidade de pagamento; não possuir restrição cadastral; desenvolver atividade ambientalmente correta; após protocolar a documentação no Banco do Povo, receber a visita de um agente de crédito do programa.
QUAIS DOCUMENTOS PRECISO LEVAR?
Ao registrar o pedido de contratação do crédito, é necessário levar cópia nítida do RG, CPF (ou CNH); cópia do comprovante de residência atual; cópia do comprovante de endereço comercial (se tiver); cópia do comprovante de renda atual de outra atividade se assim tiver; se casado, cópias do RG e CPF, e renda do cônjuge; cópia nítida da certidão de nascimento ou de casamento/união estável; caso tenha CNPJ e este seja ME ou LTDA, favor também trazer o contrato social da empresa.
O QUE O AVALISTA DEVE APRESENTAR?
O avalista do contrato, que garantirá o pagamento do crédito, deve apresentar cópia nítida do RG, CPF (ou CNH); cópia do comprovante de residência atual; se casado, cópias do RG e CPF do cônjuge; cópia nítida da certidão de nascimento ou de casamento/união estável; comprovante de renda atual.














