Região de Santa Cruz mantém bandeira laranja após recurso

Divulgação/Governo do Estado

Em pronunciamento ao vivo realizado nesta segunda-feira, 20, pelo governador Eduardo Leite, foi divulgado o mapa definitivo para esta semana do sistema de Distanciamento Controlado. Após análises de recursos enviados pela região, o Gabinete de Crise mantém Santa Cruz do Sul e demais municípios que englobam a Região R28 em bandeira laranja. Os protocolos da bandeira laranja entram em vigor nesta terça-feira, 21, e vigoram até a próxima segunda-feira, 27.

A região havia registrado três óbitos na semana anterior e, na anterior, não teve nenhum. O número de hospitalizações também caiu, saindo de 11 para sete. Tudo isso levou o governo a acatar o recurso e retirar a bandeira vermelha.

O Gabinete de Crise, contudo, indeferiu os recursos apresentados pelas regiões de Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara, que permanecem em bandeira vermelha, por terem apresentado alto nível de ocupação dos leitos e de propagação do vírus. Assim, se juntam a Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre, que já estavam em vermelho e seus representantes não apresentaram pedido de reconsideração.