Início Cultura Santa Cruz é a capital do tradicionalismo outra vez

Santa Cruz é a capital do tradicionalismo outra vez

Evento no Ginásio Arnão reúne de forma inédita no Estado o Enart, o Fegadan e o Fegachula até segunda-feira

José Carlos Ferreira

O Ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz, o Arnão, em Santa Cruz do Sul, é a sede do tradicionalismo gaúcho de hoje até segunda-feira, 15. A cidade recebe o Festival dos Festivais 2021, numa inédita reunião dos três principais eventos artísticos do folclore estadual: o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula). A organização e promoção são do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, Associação Tradicionalista de Santa Cruz e Amigos Net. O patrocínio é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Philip Morris.

A ausência dos festivais em 2020, por causa das restrições impostas durante a pandemia de Covid-19, gerou uma lacuna artística na vida dos gaúchos. Agora, neste ano, o avanço da vacinação em massa arrefeceu a ação do novo coronavírus e suas variantes – embora as medidas de segurança sanitárias ainda devam ser cumpridas – e a retomada das atividades culturais se tornou possível no Rio Grande do Sul.

O Festival dos Festivais terá três palcos no Arnão, com mostra das danças tradicionais no Enart e competições no Fegadan e no Fegachula. O ginásio vai receber um público diário em torno de 2 mil pessoas, entre espectadores, artistas e equipes de trabalho, com cumprimento dos protocolos sanitários de proteção contra a Covid-19, com uso obrigatório de máscara e apresentação do passaporte vacinal. A venda de ingressos ocorre pelo site https://mtg.eleventickets.com. O MTG tenta a liberação da comercialização nas bilheterias do ginásio.

As apresentações serão transmitidas ao vivo pelos canais de comunicação do MTG no YouTube, Facebook e Instagram. Também haverá exibição pelos canais 6 da NET de Montenegro e da de Tramandaí; 10 da Tubaron de Rio Pardo e Encruzilhada do Sul; e no aplicativo da TV Mond HD das SmartTVs Samsung e LG. O Festival dos Festivais 2021 conta com o financiamento do Pró-Cultura RS, o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais, do Governo do Rio Grande do Sul.

Um belo espetáculo espera o público no Arnão

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) acontece em Santa Cruz do Sul desde 1997 e somente deixou de ser realizado no ano passado, devido à pandemia de Covid-19. Neste fim de semana, ele vai estar retomado e até ampliado para o que o Movimento Tradicionalista Gaúcho denominasse o Festival dos Festivais. Isso porque o Enart está acompanhado de outros dois eventos de danças e de manifestações artísticas individuais, que normalmente ocorrem na Serra e pela primeira vez chegam ao Vale do Rio Pardo.

“Este vai ser um evento especial, para um momento especial. Estamos retomando as atividades desde julho e agora chegamos a Santa Cruz do Sul, onde tradicionalmente nos reunimos em novembro, com a realização do evento artístico mais importante do tradicionalismo gaúcho. Desta vez, além do Enart, temos o Festival Gaúcho de Danças, o Fegadan, e o Festival Gaúcho de Chula, o Fegachula, os três juntos. Certamente vai ser tudo muito belo, como sempre foi o Enart. Quem for para o ginásio vai ver tudo o que se produz na área artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho”, exalta o presidente da entidade, Manoelito Savaris.

Todas as atividades estão programadas para o Arnão, em três palcos: o tradicional, sobre a quadra, para as danças das Forças A e B e do Fegadan; um para a chula; e um terceiro destinado às manifestações individuais, como declamação, trova, causo e toques de instrumentos musicais. “O Fegadan consiste em uma outra forma de apresentar as mesmas danças do concurso tradicional e mais algumas que não entram no programa do Enart”, explica Savaris. Para os três festivais, o MTG convidou os melhores classificados nos últimos cinco anos de cada um deles.

Em 2019, na última edição do Enart antes da pandemia, o CTG Tiarayú, de Porto Alegre e da 1ª Região Tradicionalista, sagrou-se campeão das Danças Tradicionais – Força A. Naquele mesmo ano, a entidade da Capital já havia faturado, em junho, em Soledade, o primeiro lugar juvenil no 1º Enart Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. Ainda no 34º Enart, em Santa Cruz, o CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, foi o vencedor das Danças Tradicionais – Força B.

Acorde cedo para assistir ao show do CTG Lanceiros

Sem a realização da edição competitiva do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o CTG Lanceiros de Santa Cruz reedita no Festival dos Festivais 2021 o tema apresentado nas Danças Tradicionais – Força A em 2010: a história da construção da Catedral São João Batista. Naquele ano, a invernada adulta da entidade santa-cruzense, embalada pela música Catedral dos Festivais, de Antoní Pereira, levou o público ao delírio no Arnão e ficou em sexto lugar.

Agora, quem quiser ver a releitura daquele grande espetáculo vai ter de acordar cedo no domingo, 14. Isso porque a apresentação do Lanceiros de Santa Cruz está programada para ser a segunda do dia, por volta das 8h20 – logo depois da exibição do CTG Caudilho Guaibense, de Guaíba. A entidade local foi convidada por ter participado da final do Enart nos últimos cinco anos e teve trabalho intensivo de ensaios, pois o tempo de preparação desta vez foi mais curto, a partir de setembro.

Superadas as dificuldades e com o tradicionalismo transbordando de prendas e peões, o Lanceiros vai com vigor para o palco do Arnão. “Apesar deste período tão difícil que ainda estamos passando e de ter sido mais corrido, porque não tivemos o ano todo para trabalhar, o grupo conseguiu se mobilizar, vem ensaiando bastante, está unido, tem experiência e qualidade. A direção do MTG conseguiu organizar o festival e isso vai ser muito bom para a gente e para a cidade, que aos poucos vai recuperando o ritmo normal da vida”, comenta o patrão do CTG, Luciano de Oliveira Pereira.

Ele ressalta que, para poder pisar no palco neste domingo, a entidade recorreu a recursos buscados na esfera pública, por intermédio de planos de desenvolvimento cultural e de atuação junto à comunidade. E dentro deste mesmo espírito, junto com a invernada adulta e demais setores do Lanceiros de Santa Cruz, já se organiza para os compromissos que se vislumbram para a temporada de 2022, dentre os quais o próprio Enart.

“Montamos uma comissão para elaborar e encaminhar alguns projetos (culturais) em nível municipal e fomos agraciados com a Lei Aldir Blanc em três projetos. Um deles foi para a invernada adulta, que custeou toda essa preparação para o Enart. O CTG dá uma contrapartida em forma de ações para a comunidade. Também recebemos uma premiação por ser entidade dedicada à cultura, o que ajudou bastante, e ainda ganhamos um recurso como subsídio, com o que conseguimos fechar as nossas contas no azul”, explica Pereira.

Acesso ao parque

O acesso ao Parque da Oktberfest se dá mediante a doação de um brinquedo novo. Os itens arrecadados durante a realização do Festival dos Festivais 2021 serão destinados aos projetos sociais do Município, que visam o atendimento das crianças em vulnerabilidade social.

Portões de entrada no parque

Portão 1 (principal, na Rua Galvão Costa) – Exclusivo para pedestres

Portão 2 (Avenida Independência) – Veículos e pedestres

Portão 3 (Rua Tenente-Coronel Brito) – Veículos e pedestres

Ingressos para o Arnão

Os bilhetes podem ser adquiridos no site https://mtg.eleventickets.com a R$ 50 por dia ou a R$ 100 pelo passaporte para as três datas do evento. É possível comprar até quatro ingressos por pessoa, com pagamento por cartão de crédito ou PIX. O ingresso não dá direito a estacionamento.

Acampamento no parque

Os espaços de acampamento no Parque da Oktoberfest estão destinados apenas para as pessoas credenciadas por cada uma das 30 regiões tradicionalistas do MTG.

Comissão executiva do Festival dos Festivais

Presidente: Luiz Clóvis Vieira

1ª vice-presidente: Rosangela Freitas Jochins

2º vice-presidente : Jorge Rohr

1ª secretária : Silvani Janisse Frantz

2ª secretária : Marisa Rossa