Início Esportes Atletismo | Jaque Weber encara provas na Europa

Atletismo | Jaque Weber encara provas na Europa

Atleta gaúcha passou por período de preparação em Santa Cruz do Sul para participar das provas de 800 metros do World Athletics Contintental Tour

Guilherme Athayde
[email protected]

Com uma medalha de ouro recentemente conquistada, em fevereiro, na Bolívia, na prova de 800 metros do Sul-Americano Indoor de Atletismo, a meio-fundista Jaqueline Weber passará um período de 55 dias disputando provas na Europa. Ela, que tem em seu currículo um quarto lugar na mesma especialidade nos Jogos Pan-Americanos do Chile, em 2023.

A atleta defende o Praia Clube/FAB/Miller/Girando Sol/Fila, de Uberlândia (MG), e passou os últimos dias treinando em Santa Cruz do Sul, com o apoio da Associação Medalha de Ouro (AMO) e de Fabiano Peçanha, que disputou a Olimpíada de Pequim em 2008 e hoje é auxiliar técnico no Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. Jaque está sediada em Madri, na Espanha, de onde viajará para as competições do World Athletics Contintental Tour, e vai encarar a primeira de seis provas nesta quinta-feira, 29, em Toulouse, na França.

O circuito vale pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. “Foi um período muito positivo aqui em Santa Cruz. Abril e maio são meses em que a temperatura está bem estável, agradável para fazer os estímulos. E aqui temos um suporte bem bacana não só do Fabiano, que agora atua também como assistente técnico, mas também fisioterapeuta, massoterapeuta, a gente tem a estrutura da própria associação (AMO) para fazer musculação. Temos as pistas de brita e acabamos nos deslocando a Lajeado para fazer os treinos rápidos em piso sintético, que é o mesmo piso da competição. Foi um período muito bom, em que eu evoluí bastante”, destacou Jaque, que na preparação teve a companhia da paranaense Flávia de Lima, que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, nos 800 metros.

Segundo Jaque, sua última competição, no Chile, onde alcançou o primeiro lugar nos 800 metros, serviu de teste e avaliação de sua performance para os compromissos no continente europeu. O retorno para o Brasil será em julho e ela terá novos compromissos, visando o Mundial de Atletismo, que acontecerá no Japão em setembro deste ano. “No final de julho tem o Troféu Brasil, que é o principal evento adulto da modalidade, que vai ser disputado em São Paulo. Aí depois a gente tem o GP Brasil, que é o período que finaliza a corrida para o Campeonato Mundial”, explicou a meio-fundista, que confia estar em Tóquio.

“Temos essa expectativa da classificação para o Mundial, mas é uma coisa que a gente quer que aconteça naturalmente, porque tem sido um ano de transição de treinamentos, as coisas estão encaixando e eu acredito que, prova a prova, a gente vai conseguir fazer resultados positivos e tentar colher esses resultados e a classificação. Estou tranquila de que estou fazendo meu melhor, e o trabalho é a médio prazo, pensando na Olimpíada de Los Angeles em 2028”, definiu a corredora.

Provas de Jaqueline Weber na Europa – 800m

29.05 – Toulouse – França

04.06 Nerja – Espanha

14.06 Viena – Austria

21.06 Geneva – Suíça

28.06 Carquefou – França

07.07 Ordizia – Espanha

HOME