Início Cultura Mais cores | Artista expõe em restaurante de prédio centenário

Mais cores | Artista expõe em restaurante de prédio centenário

Vera Backx faz pinturas digitais coloridas e variadas, que levam mais vida ao espaço

Trabalhos são feitos com Apple Pencil – Fotos: Fabrício Goulart

Fabrício Goulart
[email protected]

Os frequentadores do Restaurante do Comércio, localizado no andar inferior do imponente prédio histórico da maçonaria, na Rua Tenente Coronel Brito, recentemente perceberam que as paredes centenárias ganharam mais cores e vida. Desde maio, passaram a ostentar as obras da artista plástica Vera Backx. De origem holandesa, a artista reside desde 1970 em Santa Cruz do Sul.

Vera conta que costumava frequentar no horário do almoço outro local próximo. Em um determinado momento, esse restaurante estava fechado para reformas, e recebeu a indicação de se dirigir ao prédio do Restaurante do Comércio. Foi ali, com um olhar para as paredes vazias que surgiu a ideia de expor as obras – e dar mais vida ao espaço que gostou.

Ao todo, 45 obras estão expostas no Restaurante do Comércio

A artista conta que os trabalhos são feitos por meio do Apple iPad com um Apple Pencil, e têm inspirações variadas. “São rostos de pessoas, pôr e nascer do sol, plantas, flores, peixes etc. No total, já fiz mais de 600 desses desenhos”, revela. Segundo Vera, é possível que em algum momento haja uma rotação das obras, já que 45 estão expostas – e não estão à venda, até o momento.

O proprietário do local, Gilmar Meyer, avalia que a resposta dos clientes está sendo positiva. “Recebemos elogios frequentes sobre os quadros. Muitos comentam sobre as cores, os traços e a delicadeza das obras. É gratificante ver que a arte desperta curiosidade, admiração e até emoção em algumas pessoas”, avalia.

Para Meyer, as obras tornaram o restaurante não só um espaço para comer bem como também para apreciar algo bonito. “Para nós, que prezamos por oferecer não só uma boa refeição, mas uma experiência completa, é muito especial perceber que os quadros agregaram ainda mais valor ao ambiente.”

Proprietário avalia melhora no ambiente com as artes