Início Cultura Festival Pratas da Casa | Estreia valoriza a música autoral de Santa...

Festival Pratas da Casa | Estreia valoriza a música autoral de Santa Cruz

Primeira etapa do evento no centro da cidade foi focada no gênero pop rock

Samuel Teixeira foi o primeiro artista a se apresentar, inaugurando a promoção
Fotos: Claudine Friedrich

A Praça da Cultura, localizada no coração de Santa Cruz do Sul, foi palco da estreia do Festival Pratas da Casa na tarde de domingo, 20, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Secult) com o intuito de valorizar músicos locais. Com foco na produção autoral, o evento deu início à primeira etapa do concurso, voltada ao gênero pop rock, com apresentações de Samuel Teixeira, Avalanche, Thiago Porto e Rodrigo Jaeger. A definição do primeiro finalista ficou a cargo da votação popular, realizada via Instagram da Secult, com resultado anunciado ao fim das apresentações, no início da noite.

Durante a abertura oficial, o secretário Douglas Albers explicou a origem do projeto e reforçou seu papel na promoção dos talentos da cidade. “Nós temos uma lei municipal que determina que todo show nacional em Santa Cruz do Sul deve contar com uma atração local na abertura. Isso não vinha sendo cumprido como deveria, mas agora estamos fazendo valer essa legislação, pois precisamos que nossos talentos sejam vistos, prestigiados e reconhecidos, não só aqui, mas em todo o estado e no país”, afirmou. Selecionados por meio de edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), os participantes têm 45 minutos para apresentar repertório autoral. A programação ainda incluiu feira de artesanato, cervejarias locais e food trucks, promovendo integração entre artistas e público.

Entorno da Praça da Cultura teve exposições e outras atrações para o público

O prefeito Sérgio Moraes também destacou o protagonismo cultural do município e a importância de criar oportunidades aos artistas locais. “Santa Cruz é uma das cidades com o maior número de músicos registrados no estado. Precisamos estender a mão para essas pessoas e criar oportunidades como essa”, disse. Presente na cerimônia, o vereador Edson Azeredo elogiou a iniciativa, citando que o festival é resultado de uma antiga demanda legislativa. “Hoje, vemos isso se tornar realidade. É gratificante ver as famílias reunidas, celebrando nossa arte e nossa cultura.” Ao todo, o festival recebeu 64 inscrições e selecionou 12 artistas. Os finalistas de cada etapa concorrem à vitória na grande final, marcada para 28 de setembro, aniversário do município. Cada artista contemplado recebeu incentivo de R$ 7,9 mil por obra apresentada, somando um investimento total de R$ 94,8 mil.

A origem do Festival Pratas da Casa remonta a uma lei municipal aprovada em 2017, proposta pelo então vereador e atual vice-prefeito Alex Knak. A legislação garante espaço para artistas locais nas aberturas de eventos musicais com financiamento público, buscando promover maior visibilidade, reconhecimento e desenvolvimento profissional dos músicos santa-cruzenses. Se quiser, posso transformar os principais destaques em conteúdo para divulgação nas redes sociais ou newsletter da Secult.