Início Geral Santa Cruz do Sul | Placa eterniza o idealizador do Monumento ao...

Santa Cruz do Sul | Placa eterniza o idealizador do Monumento ao Imigrante

José Carlos Ferreira

Um dos mais emblemáticos pontos turísticos de Santa Cruz do Sul, o Monumento ao Imigrante, passou a contar nesta quarta-feira, 23, com uma placa de bronze que homenageia seu idealizador, Hildo Paulo Müller. A iniciativa partiu de seu filho, Pedro Augusto Müller, que procurou a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa para viabilizar a instalação do tributo.

A placa agora identifica oficialmente o espaço como “Largo Monumento Imigrante Hildo Paulo Müller”, denominação aprovada em 2015 por unanimidade na Câmara de Vereadores – iniciativa do vereador Gerson Luís Trevisan –, mas que até então não constava no local. O novo marco presta reconhecimento ao responsável pela concepção do monumento, inaugurado em 25 de janeiro de 1969 na administração do prefeito Orlando Oscar Baumhardt.

Hildo Paulo Müller, descendente de uma família alemã especializada na construção de moinhos, dedicou-se à valorização da história e da cultura da imigração alemã no Brasil. Sua criação representa um tributo à contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento da região. “É uma justa homenagem e, mais que isso, uma reparação a quem tanto contribuiu com nossa comunidade”, destacou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers.

Um legado cultural da cidade
O Monumento ao Imigrante é considerado um dos marcos históricos e culturais mais relevantes de Santa Cruz do Sul. A obra está situada no coração da cidade, no triângulo formado entre as ruas Marechal Floriano e Galvão Costa – junto à “Esquina da Cultura” –, e presta homenagem aos primeiros imigrantes alemães que chegaram ao município em meados do século 19.

A estrutura remete às raízes germânicas da região e exibe, além da data de fundação da colônia, em 1849, os nomes dos primeiros colonizadores. A localização estratégica reforça o papel do monumento como expressão de memória e gratidão da comunidade local à contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município.

Para os visitantes, o Monumento ao Imigrante o monumento oferece a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos históricos por meio de um QR Code instalado em frente ao painel de ladrilhos. Na mesma estrutura, outras placas comemorativas destacam os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul e os 175 anos em Santa Cruz do Sul, com homenagens prestadas pelos Lions Clubes.

No entorno do monumento, os visitantes encontram a Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski, o Coworking Cultural de Santa Cruz do Sul e a Praça da Cultura – juntos à Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Há ainda as instalações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – responsável pela manutenção da malha rodoviária estadual da região –, do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) – integrante da cadeia produtiva do principal ramo econômico local e regional, e um dos carros-chefe do Rio Grande do Sul e do Brasil – e do União Corinthians – único clube gaúcho campeão nacional de basquetebol –, além de amplo comércio.