
Lucca Herzog
[email protected]
Ontem, além de comemorar o Dia do Agricultor, Vera Cruz teve mais um motivo para celebração. A data marca o aniversário de 62 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Straf), entidade que caminha ao lado do município desde a fundação, em 28 de julho de 1963. Em cerimônia realizada na sede da entidade, diretoria, associados, autoridades e representantes de entidades parceiras se reuniram para um momento simbólico de reconhecimento e reflexão sobre o sindicato e a categoria.
“Uma história de 62 anos construída por muitas mãos”, frisa Cristian Wagner, presidente do Sindicato. “Temos que comemorar todos e todas que deixaram seu legado e seu sangue dentro desta entidade. Agradecer, comemorar e, principalmente, continuar acreditando num amanhã melhor, em que continue crescendo como sempre cresceu”, enfatizou o dirigente.
Wagner explica que a ligação entre o sindicato e o município está relacionada à forte produção agrícola, como o fumo e outras culturas. “Na época da criação, tínhamos 160 sócios fundadores”, aponta o presidente. Hoje, o sindicato conta com cerca de 730 associados. Entre estes, a maioria é composta por mulheres.
Presente na cerimônia, o prefeito Gilson Becker reforçou a parceria do sindicato com o município, destacando que, no período em que foi criado, havia a necessidade de um envolvimento associativo: “Hoje em dia, não é diferente. Em Vera Cruz, temos essa alegria de todas as entidades do setor primário estarem trabalhando em conjunto, pensando em alternativas coletivas para o município. Hoje, o setor primário tem um retorno para o município muito expressivo, cerca de 30%, dentro os quais 70% é do tabaco”.

O sindicato tenta se reinventar atualmente, para poder garantir este quadro de associados, bem como a permanência do produtor e dos jovens nas propriedades. Segundo Cristian, estar à frente da associação é um desafio diário: “Nos desafiamos a trazer cada vez mais jovens para a diretoria, para poder olhar para o futuro e fazer a diferença. As ações e políticas públicas são boas, mas ainda não a contento do que necessitamos”, afirma o presidente. “Até pouco tempo discutíamos a securitização, as questões climáticas, a desvalorização do agricultor e da própria produção.”
A entidade apoia os produtores em diversas áreas, como explica Wagner: “Temos todo o serviço de escritório para os agricultores, como encaminhamento de benefícios, aposentadoria, pensão, auxilio doença e os benefícios ligados ao INSS. Temos a linha da agropecuária, com diferenciais para os associados, além dos serviços de encaminhamentos em investimentos, como também ações com cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e outras instituições”.
Semana de negócios
Além da importância simbólica, o mês de aniversário foi marcado por negócios e promoções. Durante esta semana, ainda serão realizadas diversas ações promocionais com entidades parceiras. Encerrando a programação, na sexta-feira, haverá ainda sorteio de brindes da promoção da semana de negócios.














