
Para Lara Lutzenberger, presidenta do Rincão Gaia, as técnicas agroflorestais têm papel estratégico: “despontam como aliadas na produção alimentar diversificada para consumo local, associada à recuperação de solos”.
Nos dias 6 e 7 de setembro, o Rincão Gaia, em Rio Pardo, realizará a 5ª Vivência Agroflorestal e Agroecológica, conduzida por Gabriela Gomes e Amadeu Krebs. O encontro propõe um fim de semana de imersão prática e reflexiva, unindo fundamentos técnicos, conceitos teóricos e a troca de experiências e saberes entre participantes e facilitadores.
A programação inclui a implantação de uma nova área e o manejo de um sistema já consolidado, com três anos de desenvolvimento. O local oferece refeições e diferentes opções de hospedagem, em um ambiente que alia história e paisagem regenerativa. Agricultores familiares têm desconto nessa atividade.
Aprendizado na prática
Com experiência em agrofloresta e agroecologia, os facilitadores Gabriela Gomes (Sítio Surucuá) e Amadeu Krebs (CEPA CIPÓ) destacam que a vivência será uma oportunidade de experimentar técnicas agroflorestais na prática: desde o preparo do solo até o planejamento de sistemas biodiversos, capazes de integrar produção e regeneração.
A agrofloresta é um modelo de produção que combina árvores, cultivos agrícolas e, em alguns casos, criação de animais, em sistemas que reproduzem a dinâmica da floresta. Mais do que um método de cultivo, é uma forma de produzir alimentos regenerando solo, água e biodiversidade — uma alternativa cada vez mais necessária diante dos desafios socioambientais atuais.

Sobre o Rincão Gaia
O Rincão Gaia é a sede rural da Fundação Gaia – Legado Lutzenberger. Instalado em uma antiga área de extração de basalto, hoje totalmente regenerada, o espaço se consolidou como referência em recuperação ambiental e é reconhecido por sua paisagem de rara beleza, que inspira práticas sustentáveis e de conexão com a natureza.
Mais informações estão disponíveis no site do Rincão Gaia (fgaia.org.br/), no Instagram (instagram.com/rincaogaia/) ou diretamente pelo WhatsApp (51) 99725-3685.
*Assessoria de Imprensa














