Início Cultura 40ª Oktoberfest | Programação extensa de música, dança e jogos

40ª Oktoberfest | Programação extensa de música, dança e jogos

Coordenação de Cultura da festa revelou as atividades preparadas para o evento de outubro

Programação foi lançada no Centro Cultural 25 de Julho na quarta-feira
Rodrigo Assmann

A programação cultural da 40ª Oktoberfest foi apresentada na noite da quarta-feira, 3, nas pistas de eisstocksport do Centro Cultural 25 de Julho. A agenda reunirá 50 apresentações de danças folclóricas já confirmadas, com 30 grupos de 15 cidades e cerca de 1 mil dançarinos, além de Encontros de Corais (adulto e infantil), Encontro de Sociedades, Olimpíadas Rurais, desfiles temáticos, jogos germânicos e as tradicionais bandinhas itinerantes.

Entre os destaques da programação cultural retornam à Festa da Alegria o Ballet Ucraniano Tryzub, da Argentina; o grupo de danças italianas Stella D’Italia, de Garibaldi; e o Volktanzgruppe Sünnros, de Frederico Westphalen. Também estão confirmadas todas as categorias de grupos vindos de Estrela (o maior do país em número de bailarinos) e, pela primeira vez na festa, o tradicional Grupo Pommertal, de Nova Petrópolis, considerado um dos corpos de danças mais tradicionais do país. A edição deste ano amplia a integração com sociedades, com a expectativa de receber 80 entidades do interior do município e cidades da região.

A agenda cultural ainda reforça a pluralidade de formatos. Serão apresentações folclóricas diárias de grupos infantis e adultos no pórtico e no Pavilhão Central. A programação ainda inclui a Orquestra do Centro Cultural Divina Providência, de Encruzilhada do Sul. Outra novidade é o remanejamento das Olimpíadas Rurais para as noites de sexta-feira – tradicionalmente eram realizadas aos domingos. O Dia da Maturidade Ativa (16 de outubro) terá programação especial com grupos de dança e corais ao longo de todo o dia, culminando com culto ecumênico no Pavilhão Central.

Coordenador de Cultura da festa, Mártin Goldmeyer destacou o empenho dos dirigentes no fomento à tradição alemã, das sociedades, dos jogos, da música, dos corais e da língua. Ele enalteceu a história de preservação cultural da Oktoberfest. “Em 40 anos, muita coisa já aconteceu. Nenhuma outra festa promove dois encontros de corais da maneira desafiadora como fazemos. Não estamos resgatando só a música, mas a língua alemã”, frisou. A 40ª Oktoberfest é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com a realização da Associação de Entidades Empresariais, Município de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Ministério da Cultura.