Início Geral Ana Nery 70 anos | Upgrade do acelerador linear vai modernizar a...

Ana Nery 70 anos | Upgrade do acelerador linear vai modernizar a radioterapia

Modernização do equipamento fortalece a radioterapia do Hospital Ana Nery e amplia a oferta de tratamentos oncológicos de alta complexidade – Fotos: Divulgação/HAN

O Hospital Ana Nery vai ampliar a qualidade e a complexidade dos tratamentos oferecidos na oncologia. A instituição vai modernizar seu acelerador linear de radioterapia com um pacote de upgrade que permitirá a realização de procedimentos de alta complexidade, como a radiocirurgia e a radioterapia estereotaxia – técnicas mais precisas, rápidas e menos desgastantes para os pacientes. Atualmente, esses tratamentos estão disponíveis apenas em Porto Alegre e Ijuí. Com a atualização do equipamento, o Ana Nery poderá se tornar referência nessas terapias, ampliando o acesso de pacientes das regiões central, sul e sudoeste do Estado.

O novo pacote inclui software atualizado, cabeçote, mesa, três braços robóticos e outros incrementos que aumentam a eficiência e a segurança do tratamento. Na prática, os pacientes terão acesso a protocolos muito mais curtos e menos desgastantes. Em alguns tratamentos de determinados tipos de cânceres, vai ser possível o tratamento com apenas uma sessão, ou seja, procedimento mais eficaz e menos invasivo. Já a estereotaxia pode reduzir tratamentos de câncer de pulmão ou próstata de 30 para apenas três a sete dias, diminuindo efeitos colaterais e aumentando as chances de cura.

Segundo a médica rádio-oncologista Juliana Matiello, o Hospital Ana Nery acaba de dar um passo decisivo para o futuro da oncologia na região. “Com a chegada de tecnologia de última geração em radioterapia, a instituição se alinha aos principais hospitais do país, garantindo que nenhum tratamento de ponta deixará de estar disponível para nossa região”, enfatiza.

A atualização também permitirá o uso de técnicas como IMRT, VMAT e CBCT, que aumentam a precisão da radiação, reduzem os efeitos adversos e preservam melhor os órgãos sadios. Com isso, o Ana Nery dará um passo decisivo para consolidar-se como referência em radioterapia de alta complexidade no Rio Grande do Sul. O Hospital Ana Nery é referência em oncologia para 49 municípios gaúchos. Com o upgrade, além de desafogar a demanda da Capital, a instituição oferecerá um serviço inovador e estratégico no interior.