Início Geral Ana Nery 70 anos | Dedicação: o legado do dr. Lídio para...

Ana Nery 70 anos | Dedicação: o legado do dr. Lídio para a região

Lídio Rauber pensa no passado com alegria – Foto: Divulgação

Fabrício Goulart
[email protected]

A história do Hospital Ana Nery está profundamente ligada à do médico anestesiologista Lídio Irineu Rauber, de 84 anos. Com mais de duas décadas de dedicação à instituição, ele foi peça-chave para consolidá-la como referência regional na saúde. Formado em Medicina em 1968, Rauber iniciou sua carreira no interior, no distrito de Monte Alverne. Mas, foi em 1970 que fez residência na área que marcou a sua profissão, sendo um dos pioneiros na anestesia em Santa Cruz do Sul.

Mas, antes da sua própria história junto à casa hospitalar, Rauber conta que, em 1950, o então candidato à Presidência da República, Getúlio Vargas – já marcado por altos e baixos na política –, esteve no município em campanha. Um grupo da Comunidade Evangélica teria solicitado ajuda financeira, na ocasião, para a construção de um hospital. “Só que o governo não poderia dar dinheiro para uma igreja construir, então precisava constituir uma sociedade”, explica.

Em 1951, com a Fundação da Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, teve início o Ana Nery. Depois de algumas tentativas e negociações, em 1955 foi adquirido o antigo Hospital Arroio Grande, propriedade de Ingo Ebert. Em outubro, a casa de saúde já estava em funcionamento.

Administração

Lídio Rauber assumiu a administração do hospital em 3 de maio de 1990, em um momento complicado para a instituição. Nos anos 1980, tinha sido necessário um empréstimo da Caixa Econômica Federal para as primeiras grandes obras do Ana Nery. “A clínica médica foi transformada em geriatria, em um abrigo para idosos. Construíram quatro ou cinco enfermarias pediátricas, cada uma com quatro ou cinco leitos”, recorda.

Segundo o médico, a ampliação foi um sucesso junto à comunidade, mas com ela também surgiram problemas ao longo dos anos. “Chegou uma época em que a geriatria dava lucro porque era particular”, conta. De acordo com ele, chegaram a cogitar que se transformasse todo o espaço para esse fim. Rauber, à época diretor-clínico, entrou em cena e disse que não era uma boa ideia: “Então me entregaram: administra”.

O anestesiologista, então presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, aceitou o desafio e levou os plantões da cooperativa para a instituição, em um trabalho conjunto. Somado a isso, negociou um terreno próximo, que a casa hospitalar tinha cedido para a construção de uma igreja. “E assim conseguimos quitar o empréstimo. Porque, uma semana depois que assumi, a Caixa chegou lá para penhorar o hospital”, diverte-se.

Em casa

Foram 25 anos à frente da administração do hospital. Nesse período, o médico enfrentou crises, como a iminente penhora da instituição, mas também viveu conquistas que mudaram o perfil da saúde em Santa Cruz e região. Uma delas é a referência em oncologia, em 2001 – atualmente com clínica, quimioterapia, cirurgia e radioterapia.

Hoje aposentado e ainda morando em Santa Cruz do Sul, Rauber olha para o passado e reflete em paz: “Eu entendo como a minha realização de vida. O Ana Nery é o legado que deixo. Muitas vezes pensei em me mudar para Gramado ou para a praia. Mas quando vieram os problemas de saúde, meus e da minha esposa, percebi que o nosso lugar é aqui. Estamos em casa”.

Home