Início Geral Catedral São João Batista | Uma nova iluminação para o templo até...

Catedral São João Batista | Uma nova iluminação para o templo até dezembro

Fotos: Divulgação

Fabrício Goulart
[email protected]

A Catedral São João Batista está em processo de implementação de uma iluminação inteiramente nova. Dentro da terceira fase da parte 2 do projeto de restauro e readequação do sistema elétrico, o projeto luminotécnico dará destaque a todos os detalhes, arcos e formas construtivas e arquitetônicas que deverão chamar a atenção dentro e fora do templo. A previsão é de que tudo esteja pronto até o final do ano.

Na última semana, foi iniciada a montagem dos três novos lustres de grande porte que serão instalados na nave central. Com diâmetro de 1,80 metro por 2 metros de altura, são feitos de cristal transparente e chegaram de São Paulo. Conforme o presidente da Comissão de Restauro, Paulo Roberto Habekost, cada um possui 50 lâmpadas e pesa em torno de 63 quilos. Além desses, outros três menores serão colocados no segundo piso do coro, com 84 centímetros de diâmetro e 15 lâmpadas led cada, o que deverá representar uma “grande e significativa economia de energia”.

Habekost fornece outros detalhes sobre o projeto luminotécnico. “À noite, poderão ser apreciadas as imagens e cores dos vitrais, olhando de fora para dentro, face o sistema de luzes internas projetadas. Ele é projetado com timer programável, e em determinado horário serão desligadas as luzes internas”, revela. No teto, na nave, também haverá destaque: “Será um sistema de iluminação cruzada, por projetores instalados junto aos capiteis dos pilares internos, que irão resplandecer as formas e detalhes do teto que até então muitas vezes passaram despercebidos do nosso olhar”.

O projeto prevê ainda a iluminação das torres, com possibilidade de uso de cores, além de contemplar as áreas externas – laterais, parte superior dos terraços, minitorres, jardins e fachadas frontal e laterais. A primeira fase da readequação do sistema elétrico já foi concluída, com a instalação de um novo transformador de 112,5 kVA.

Lustres vindos de São Paulo já foram montados e fazem parte de um projeto de destaque da estrutura da igreja

Abrace a Catedral

O projeto Abrace a Catedral possui um custo total estimado em R$ 6,2 milhões e foi dividido em duas partes. A primeira é a de restauro da pintura e superfícies, subdividida em oito fases – quatro delas já concluídas. A segunda, de readequação do sistema elétrico, é subdividida em três fases – uma concluída e duas em andamento – e para isso foi firmado um Termo de Colaboração com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que contou com um repasse de cerca de R$ 2,2 milhões.

Agora, para a continuação da primeira parte, são esperados novos recursos. As doações podem ser feitas pela chave pix [email protected] ou diretamente na secretaria do Centro Comunitário. Mais informações pelo número (51) 99892-0946. Com a Lei 9.807, de 17 de dezembro de 2024, a Catedral São João Batista foi declarada patrimônio religioso, histórico, cultural e turístico do município de Santa Cruz do Sul.