Início Geral Mobilidade urbana | Santa Cruz terá Dia Sem Carro com desafios

Mobilidade urbana | Santa Cruz terá Dia Sem Carro com desafios

Evento propõe trajetos criativos, sorteios e aulas de bicicleta para adultos, promovendo saúde e consciência ambiental

Primeira edição do evento ocorreu no ano passado
Arquivo/Santa Ciclismo/Divulgação

Guilherme Athayde
[email protected]

Para refletir sobre o uso excessivo dos automóveis e seus impactos na sociedade e no meio ambiente, o grupo Santa Ciclismo, através de seu Departamento de Mobilidade Urbana, organiza o Dia Mundial Sem Carro em Santa Cruz do Sul, que será no sábado da semana que vem, dia 27. Comemorada originalmente em 22 de setembro, desde 1997, essa data especial surgiu na França e, nos anos 2000, ganhou o mundo.

O evento em Santa Cruz ocorrerá na Praça da Bandeira em sua segunda edição e neste ano propõe um desafio aos participantes, segundo o integrante do Santa Ciclismo e um dos organizadores, Urgel de Souza. “Queremos fazer um concurso com premiação em dinheiro. Vamos imprimir os trajetos que cada um fez e vai ter um QR Code para votar no melhor trajeto. Pode ser a pé ou de bicicleta”, explica.

Com inscrição gratuita, a proposta é desenhar uma bicicleta no mapa, através do percurso que cada participante vai fazer nas ruas. A premiação para o escolhido pela votação popular como melhor trajeto é de R$ 500,00. O evento também terá sorteio de uma bicicleta e outros brindes. Através da escola Bike Anjo, também haverá aulas para adultos que ainda não sabem andar de bicicleta.

A importância de diminuir a utilização de veículos automotores nas cidades está relacionada a vários fatores de saúde, como a poluição e congestionamentos. “O Dia Mundial Sem Carro é um evento mundial que chama atenção para o uso mais consciente do carro. Nossa ideia é estimular a mobilidade ativa, que engloba o uso da bicicleta, caminhada, caronas compartilhadas e ônibus. Isso faz com que diminua o número de carros nas ruas, colaborando para o meio ambiente e bem-estar social. Além disso, o deslocamento a pé ou de bicicleta já é uma boa atividade física, que combate o sedentarismo e melhora a saúde de forma geral”, destaca Urgel.

A programação do Dia Mundial Sem Carro em Santa Cruz começará às 9 horas se estenderá até o meio-dia. As atividades englobam passeio ciclístico, bate-papo com a fisioterapeuta Tânia Zanella e o psicólogo Carlos Franzen, e música de Carlos Oliveira e João Sala, que ocuparão uma vaga de estacionamento como palco na ação chamada “Vaga Viva”.

HOME