
Foto: Guilherme Athayde/Riovale Jornal
A sétima edição da Semana Lixo Zero, uma ação do coletivo Lixo Zero Santa Cruz do Sul, teve seu lançamento oficial nesta segunda-feira, 20, em cerimônia realizada no Palacinho da Prefeitura Municipal, na Praça da Bandeira.
O evento se estende até o dia 25 de outubro, e os trabalhos iniciaram já no último sábado, 18. A programação prevê 118 ações envolvendo escolas e entidades, com apoio da prefeitura municipal, para trabalhar o conceito de lixo zero e sustentabilidade através dos resíduos produzidos no município. (Confira a programação completa abaixo)
Durante o lançamento da iniciativa, também foi apresentado o projeto Plantar Juntos (@plantar.juntos), que desenvolve o plantio de hortas urbanas no município.
Na cerimônia de lançamento da Semana Lixo Zero (@lixozeroscs), o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), destacou a importância de investir em iniciativas educativas sobre o tema, ressaltando que, apenas neste ano, o município já gastou mais de R$ 7 milhões no recolhimento de lixo na cidade, valor superior ao arrecadado com a taxa de lixo, tributo sobre imóveis urbanos cobrado junto com o pagamento de IPTU.
Segundo Débora Leonhardt da Silva, embaixadora da Semana Lixo Zero e uma das organizadoras do evento, além de incentivarem um novo pensamento na relação das pessoas com o lixo produzido na cidade, as ações educativas podem reduzir os custos públicos com a coleta de resíduos.
“É importante a gente falar que grande parte dos resíduos que a gente envia para aterros sanitários são orgânicos, ou seja, são os resíduos que mais pesam. E se nós trabalhássemos o conceito lixo zero, que é dividindo as frações e trabalhar a compostagem, a gente poderia reduzir em quase 50% o volume dos resíduos que vão para o aterro sanitário. Automaticamente, diminuiria os recursos investidos em coleta e transporte dos resíduos. Trabalhar em conscientização, o conceito de lixo zero, pensar em alternativas diferentes, acho que é o caminho para termos um futuro mais sustentável e ter os cofres do município em condições mais confortáveis”, ressaltou.
SEMANA LIXO ZERO – PROGRAMAÇÃO














