
Divulgação
A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira da Prefeitura na realização da Festa da Alegria, divulgou ontem os números oficiais da 40ª Oktoberfest e Feirasul 2025, realizadas em outubro. Os dados apontam crescimento em público e consumo. De acordo com a entidade, cerca de 420 mil pessoas circularam pelo parque e pela cidade durante os 12 dias de programação, considerando os acessos gratuitos na abertura e nos períodos de gratuidade, além dos desfiles temáticos no centro.
O sistema cashless (Oktober Karte) registrou a venda de 201.189 itens de alimentação, número ligeiramente inferior ao de 2024. Já o consumo de chope bateu recorde, passando de 186,4 mil litros para 204 mil em 2025. “O aumento do consumo comprova a decisão acertada por uma cervejaria local, da Heilige, que atendeu à demanda em qualidade e quantidade, contribuindo para o sucesso da Oktoberfest”, destacou o presidente da festa, Mathias Bertram.
As bebidas não alcoólicas também tiveram alta, com 70,1 mil litros consumidos, superando os 62 mil de 2024. “Esse acréscimo também é muito positivo, principalmente pela ótima parceria que tivemos com a Fruki, uma empresa da nossa região”, acrescentou Bertram.
Outro destaque foi a Feira da Agricultura Familiar, instalada em novo espaço próximo ao Pórtico Principal, que registrou aumento de 33% nas vendas. Foram comercializados R$ 841.818,00 em 2025, contra R$ 633.303,00 no ano anterior.
Oktoberfest em números
- 420 mil visitantes no parque e na cidade
- 110 mil pessoas assistiram aos desfiles temáticos e festivos
- 6 mil pessoas desfilaram
- 5 shows nacionais
- 6 palcos
- 201.189 itens de alimentação
- 204 mil litros de chope
- 70,1 mil litros de não alcóolicos (refrigerante, água, suco e energético)
- 88 apresentações de danças, com 1,3 mil dançarinos de 30 cidades
- 50 pontos de alimentação e bebida
- Mais de 150 bandas, totalizando mais de 700 músicos
- 172 apresentações musicais
- 167 expositores da Feirasul
- Geração de empregos estimada: 5 mil, entre diretos e indiretos
- 310 mil seguidores nas redes sociais
- R$ 60 milhões de movimento econômico estimado na cidade














