
Fotos Léo Barreto
Com o propósito de ressignificar o artesanato e, simultaneamente, contribuir ativamente para o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência (PCDs), o projeto “A Arte de Ensinar e Acolher”, proposto pelo grupo de artesãs da Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul – Recanto do Artesão, lançou um box inovador de jogos pedagógicos. A iniciativa une a tradição do artesanato à lógica dos jogos clássicos abstratos – transformados em ferramentas pedagógicas sensoriais – para promover o desenvolvimento motor, intelectual e a inclusão social de alunos com deficiência.
Artesanato e Ludicidade a Serviço da Educação Inclusiva
O projeto é resultado do trabalho minucioso de um dedicado grupo de artesãs liderado por Luira Quadros, mãe atípica de três adolescentes diagnosticados com TEA. Elas pesquisaram e desenvolveram materiais projetados especialmente para auxiliar no aprendizado de PCDs. A premissa central é que o desenvolvimento se torna mais eficaz quando o aprendizado é palpável, engajando ativamente os sentidos da visão, audição e tato.
“Acreditamos que com um fio de linha e criatividade podemos mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes. Através dessas peças, eles podem se desenvolver e trabalhar suas limitações e dificuldades, além de movimentarmos a economia criativa e a renda das artesãs envolvidas no processo,” destaca a equipe do projeto.
Objetivo e contrapartida
O objetivo geral do projeto é colaborar com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com deficiência, proporcionando através da ludicidade a interação com seus pares em sala de aula.
Em contrapartida, o projeto previu a produção de dois boxes com 14 jogos cada, para doação a duas escolas municipais, as quais foram selecionadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Primeira Entrega: O grupo de artesãs realizou a primeira entrega com sucesso para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, no bairro Santuário, no dia 5 de novembro. A ação incluiu uma dinâmica com os alunos das turmas do 5º ano, com a apresentação e utilização dos materiais, seguida de uma essencial orientação metodológica para os professores, garantindo o uso eficaz das peças.
Acessibilidade Completa: Além do box físico, o projeto disponibilizou uma cartilha ilustrada com todas as instruções dos jogos e um vídeo completo que conta com legenda, audiodescrição e intérprete em Libras, garantindo máxima acessibilidade. A iniciativa também busca promover a aproximação do público com o fazer artístico, através de uma roda de conversa com as artesãs.
Próxima Etapa: A segunda e última entrega acontecerá no dia 6 de dezembro para a Escola Municipal Harmonia, do bairro Harmonia.
Relevância Social, Cultura e Legado
O “A Arte de Ensinar e Acolher” se justifica não apenas pelo impacto direto no aprendizado dos alunos, trabalhando sua autoestima e autonomia, mas também pelo seu forte potencial simbólico, econômico e de cidadania.
Sustento e Cultura: O projeto movimenta a economia criativa local, gerando renda para as artesãs e valorizando o fazer artístico artesanal como cultura passada de geração em geração. Ressignifica o artesanato que deixe de ser utilizado apenas para itens de casa, decoração e vestuário, para tornar-se brincadeira para as diferentes idades. Os jogos foram produzidos a partir de técnicas como crochê, pintura em tecido, costura e também utilizando materiais recicláveis.
Inclusão: Levar o artesanato para a escola, transformado em ferramenta pedagógica, é uma forma de reinventar a realidade social e promover a acessibilidade social na prática.
Este projeto está sendo realizado via Edital 011/2024 – Estimulando Produções Artísticas Setoriais, com recursos do Fundo Municipal da Cultura (FUNCULTURA), através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul.
Tendo interesse em adquirir o box ou jogos avulsos, podem realizar encomendas para o grupo de artesãs. Contato para encomendas, entrevistas e informações: Luira Quadros – 51 9 9407.1279

Artesãs envolvidas
- Lucia de Figueiredo
- Maria de Fátima Lemos
- Farah Rodrigues Andrade
- Elisandra Donato
- Eloisa Elena Varreira Figueiró
- Jeni Pelizzon
- Lianete Beatriz Fredrich
- Alessandra Shütz
- Terezinha Reinicke
- Luira Quadros














