
Foto: Luís Koppe Filho/Avenida
O empate em 1 a 1 com o Novo Hamburgo na noite de sábado, 24, no Estádio dos Eucaliptos, segurou o Avenida fora da zona de classificação do Grupo A às quartas de final do Gauchão 2026. Diante da sua torcida em Santa Cruz do Sul, a equipe alviverde jogou três quartos da partida com um jogador a mais que o adversário, mostrou poder de reação, mas não conseguiu virar o placar a seu favor e vencer.
Logo aos 2 minutos, o Novo Hamburgo saiu na frente com a finalização precisa de Luam Parede na bobeira da zaga avenidense e na saída do goleiro Rodrigo Mamá. Aos 32, Henrique Ávila recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais, o Periquito aproveitou a brecha e igualou o marcador aos 36 minutos, quando Wellisson girou em cima do seu marcador e chutou rasteiro para igualar o escore: 1 a 1.
O gol trouxe novo ânimo ao time alviverde, que passou a controlar mais as ações, contudo sem alcançar a virada no placar. O ponto somado manteve vivas as chances de classificação do Avenida, que na próxima e última rodada da primeira fase, sábado, às 16h30, visitará o Internacional de Santa Maria no Estádio Presidente Vargas. Para avançar, o Periquito precisa, no mínimo, do empate e deve torcer por derrotas de São Luiz e Guarany. “O grupo sabe da responsabilidade e vai lutar até o fim”, garantiu o técnico Gabriel Dutra.
Os quatro melhores colocados de cada chave se classificarão para as quartas de final, onde o primeiro enfrentará o quarto e o segundo duelará com o terceiro em jogos únicos. Os vencedores seguirão para as semifinais, que serão disputas em duas rodadas. O quinto e sexto de cada grupo se reunirão no quadrangular de repescagem, no qual os dois primeiros ao final do torneio permanecerão na elite gaúcha e os dois último serão rebaixados à Série A2 – Divisão de Acesso de 2027.














