
A Estrela da Morávia decora muitas casas e igrejas em todo o mundo durante a época do Natal. Ela aparece no início do tempo do Advento e permanecendo até o Dia de Reis, em janeiro. Tradicionalmente feitos com 26 pontos, as versões de hoje vão até 110 pontos. Elas podem ser pequenas ou grandes, iluminadas ou não, e surgem em uma variedade de combinações de cores.
Ela não foi originalmente criada para contar a história do nascimento de Cristo. Em vez disso, ela foi feita para ensinar geometria aos alunos, no século 19, na Alemanha.
A Igreja Morávia proclama que a estrela da Morávia representa “a estrela da promessa, a estrela de realização, ea estrela da esperança”. Algumas informações básicas sobre a Igreja Morávia nos permite compreender o significado da estrela. O nome Morávia refere-se às origens da religião na Boémia e Morávia (hoje República Checa). John Hus (1369-1415), chamado de “o mais importante reformadores Tcheca” pela Igreja Morávia, começaram a protestar contra as práticas de jurisdição eclesiástica da Igreja Católica Romana na área. Embora Hus foi queimado na fogueira por heresia, seus seguidores continuaram a sua reforma e fundou a Igreja Morávia ou Unidade da Irmandade.
Acredita-se que a primeira estrela da Moravia foi feita no início ou meados do século 19, na aldeia de Niesky, Alemanha.
As primeiras estrelas da Morávia provavelmente eram feitas de papel e criadas por alunos em colégios alemães pertencentes à Igreja Morávia
Depois que uma estrela com 110 pontas foi pendurada em um pátio da escola para celebrar a Epifania, ou a vinda dos Reis Magos, outras escolas adoraram a prática. Uma das primeiras denominações protestantes, a Igreja Morávia destacou a simplicidade no estilo de vida e da prática religiosa. As simples estrelas de papel foram rapidamente adotadas como um símbolo que reflete os valores fundamentais da Igreja e suas comunidades. Morávios também consideram a estrela um símbolo da promessa do nascimento de Jesus no Natal e sua presença constante no mundo.
Em 1880, um graduado da Faculdade de Moravian em Niesky chamado Pieter Verbeek começou a vender as estrelas em sua biblioteca. Missionários e os colonos da Morávia se encarregaram de disseminar a cultura pelo mundo.
Harry, filho de Verbbek, expandiu o negócio do pai e abriu uma fábrica na comunidade vizinha da Morávia, em Herrnhut , Alemanha. Enquanto a maioria das primeiras estrelas Moravia eram pequenos e ornamentada árvores de Natal, as estrelas de hoje estão disponíveis em vários tamanhos. As estrelas originais, com 26 pontas, foram iluminadas com uma pequena lâmpada de óleo no interior, mas a variedade de hoje é grande e podem ou não conter uma lâmpada no seu interior.














