Início Geral A alegria do Natal chega aos mais necessitados

A alegria do Natal chega aos mais necessitados

Ana Souza
[email protected]

Natal é tempo de confraternizar, reunir a família ao redor da mesa para a ceia, que muitas vezes é farta. Mas, para muitas pessoas este momento não acontece e é por este motivo que a Associação de Apoio a Pessoas Carentes e Necessitadas de Santa Cruz do Sul, localizada no Bairro Jardim Esmeralda, realizou mais uma edição da campanha Faça uma família sorrir neste Natal, doe alimentos não-perecíveis e brinquedos. A ação – idealizada por Pai Antônio, Babalorixá do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum – acontece desde 1995 e leva a alegria e o espírito natalino para inúmeras pessoas, integrantes de famílias carentes de nosso município.
E na manhã do dia 22, na sede da Associação, as famílias aguardavam em fila para receber o alimento que iria trazer a alegria para a ceia de Natal. Segundo a coordenadora da campanha, Carmen Tomaz, a busca pelas doações iniciou no dia 7 de outubro, seguindo até o dia 15 de dezembro.
Os integrantes da entidade percorreram as ruas de Santa Cruz do Sul, não importando se o sol estava forte ou se a chuva atrapalhava, aliás ambos eram um incentivo a mais. “Este ano, além dos bairros tradicionais nos quais buscamos as doações, também percorremos pela primeira vez, a Cohab, São Luís, Esmeralda, Aliança, Capão da Cruz, São João I e II, Santo Antônio, Loteamento Canelas, Vila Nova, Bartholomay, Vila Schultz, Goiás e Universitário. Fomos muito bem acolhidos. E que o alimento que as famílias receberam possa fortalecer a mente e o corpo de todos eles”, frisa Carmen.
Além dos mais de 300 ranchos, as famílias também receberam roupas e calçados. E para a alegria das crianças foram distribuídos brinquedos, lanches e para a diversão delas uma cama elástica foi colocada a disposição.

AJUDA EM BOA HORA

Moradora do Bairro Rauber, Maristela Pereira – acompanhada pelo filho Christian e por Cinara Ferreira –, recebeu pela primeira vez a doação. “É uma ajuda muito bem vinda, me sinto emocionada por receber as doações. É uma alegria para o Natal.”
Este ano a campanha beneficiou famílias vindas de sete bairros santa-cruzenses: Beckenkamp, Rauber, Cíntea, Santo Antônio do Sul, Bom Jesus, Beco do Daer e Capão da Cruz.

SEM MEDIR ESFORÇOS

Fazer o bem sem olhar a quem, esta é a bandeira da campanha. E assim os integrantes não medem esforços para ir de casa em casa pedir os donativos. Pedro Paulo Tomaz faz parte da ação há 18 anos, atualmente está aposentado pela Philip Morris. “Mesmo quando estava trabalhando eu ajudava. Poder participar da campanha é uma realização, um sonho que se tornou realidade pois desde jovem queria ajudar as pessoas. Para mim é um grande orgulho exercer este trabalho, que é voluntário.”
Fernanda Bastos trabalha na Copame e se divide com os afazeres da casa, do trabalho e os cuidados com o filho Richard, que também é integrante da Associação e desde pequeno ajuda na campanha. “Há seis anos faço parte da campanha. Entre minhas atividades procuro me dedicar um pouco a cada dia. Me sinto orgulhosa e a campanha se torna uma busca espiritual.”
Há 16 anos Maria Luiza Tomaz é integrante da campanha. Formada em Letras, ela dividiu o tempo dos estudos com a participação na ação. “Durante a semana eu leciono 40 horas em duas escolas de Herveiras. Nos finais de semana fazia a campanha e no domingo retornava para Herveiras. Os momentos que dedicamos ainda é pouco para ajudar o ser humano. Seguimos os princípios que nosso Babalorixá Pai Antônio nos ensinou, ajudar sem olhar a quem. Independente de religião as pessoas nos ajudam e assim também podemos auxiliar os necessitados.”

Fotos: Ana Souza

A coordenadora da campanha, Carmen Tomaz, fazendo a doação

Campanha distribuiu ranchos, roupas, brinquedos e lanches para as famílias

Maristela, Christian e Cinara Ferreira: beneficiados com as doações

Maria Luiza, Pedro e Fernanda: esmero durante a campanha para auxiliar o próximo

A alegria de Matilde de Souza Costa ao receber a doação pelas mãos de Pai Antônio

Crianças receberam lanches durante a ação solidária