Início Educação A Arte de Acolher | Projeto Lança Box de Jogos Pedagógicos produzidos...

A Arte de Acolher | Projeto Lança Box de Jogos Pedagógicos produzidos em técnicas de artesanato

Dinâmica na Escola Santuário
Fotos Léo Barreto

Com o propósito de ressignificar o artesanato e, simultaneamente, contribuir ativamente para o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência (PCDs), o projeto “A Arte de Ensinar e Acolher”, proposto pelo grupo de artesãs da Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul – Recanto do Artesão, lançou um box inovador de jogos pedagógicos. A iniciativa une a tradição do artesanato à lógica dos jogos clássicos abstratos – transformados em ferramentas pedagógicas sensoriais – para promover o desenvolvimento motor, intelectual e a inclusão social de alunos com deficiência.

Artesanato e Ludicidade a Serviço da Educação Inclusiva

O projeto é resultado do trabalho minucioso de um dedicado grupo de artesãs liderado por Luira Quadros, mãe atípica de três adolescentes diagnosticados com TEA. Elas pesquisaram e desenvolveram materiais projetados especialmente para auxiliar no aprendizado de PCDs. A premissa central é que o desenvolvimento se torna mais eficaz quando o aprendizado é palpável, engajando ativamente os sentidos da visão, audição e tato.

“Acreditamos que com um fio de linha e criatividade podemos mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes. Através dessas peças, eles podem se desenvolver e trabalhar suas limitações e dificuldades, além de movimentarmos a economia criativa e a renda das artesãs envolvidas no processo,” destaca a equipe do projeto.

Objetivo e contrapartida

O objetivo geral do projeto é colaborar com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com deficiência, proporcionando através da ludicidade a interação com seus pares em sala de aula.

Em contrapartida, o projeto previu a produção de dois boxes com 14 jogos cada, para doação a duas escolas municipais, as quais foram selecionadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Primeira Entrega: O grupo de artesãs realizou a primeira entrega com sucesso para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, no bairro Santuário, no dia 5 de novembro. A ação incluiu uma dinâmica com os alunos das turmas do 5º ano, com a apresentação e utilização dos materiais, seguida de uma essencial orientação metodológica para os professores, garantindo o uso eficaz das peças.

Acessibilidade Completa: Além do box físico, o projeto disponibilizou uma cartilha ilustrada com todas as instruções dos jogos e um vídeo completo que conta com legenda, audiodescrição e intérprete em Libras, garantindo máxima acessibilidade. A iniciativa também busca promover a aproximação do público com o fazer artístico, através de uma roda de conversa com as artesãs.

Próxima Etapa: A segunda e última entrega acontecerá no dia 6 de dezembro para a Escola Municipal Harmonia, do bairro Harmonia.

Relevância Social, Cultura e Legado

O “A Arte de Ensinar e Acolher” se justifica não apenas pelo impacto direto no aprendizado dos alunos, trabalhando sua autoestima e autonomia, mas também pelo seu forte potencial simbólico, econômico e de cidadania.

Sustento e Cultura: O projeto movimenta a economia criativa local, gerando renda para as artesãs e valorizando o fazer artístico artesanal como cultura passada de geração em geração. Ressignifica o artesanato que deixe de ser utilizado apenas para itens de casa, decoração e vestuário, para tornar-se brincadeira para as diferentes idades. Os jogos foram produzidos a partir de técnicas como crochê, pintura em tecido, costura e também utilizando materiais recicláveis.

Inclusão: Levar o artesanato para a escola, transformado em ferramenta pedagógica, é uma forma de reinventar a realidade social e promover a acessibilidade social na prática.

Este projeto está sendo realizado via Edital 011/2024 – Estimulando Produções Artísticas Setoriais, com recursos do Fundo Municipal da Cultura (FUNCULTURA), através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul.

Tendo interesse em adquirir o box ou jogos avulsos, podem realizar encomendas para o grupo de artesãs. Contato para encomendas, entrevistas e informações: Luira Quadros – 51 9 9407.1279

Apresentação do box para a Secretária Municipal de Educação e representantes da secretaria

Artesãs envolvidas 

  1. Lucia de Figueiredo
  2. Maria de Fátima Lemos
  3. Farah Rodrigues Andrade
  4. Elisandra Donato
  5. Eloisa Elena Varreira Figueiró
  6. Jeni Pelizzon
  7. Lianete Beatriz Fredrich
  8. Alessandra  Shütz
  9. Terezinha Reinicke
  10. Luira Quadros