A solução para muitos problemas que a família enfrenta, hoje, pode estar dentro da própria família, ou seja, a presença dos pais na vida dos filhos. Em especial, a iniciação à Vida Cristã pode ser um caminho onde os filhos aprendem valores que os acompanham pelo resto da vida.
É na família que acontece a primeira experiência de encontro com Deus, pois nela os filhos recebem uma primeira e elementar iniciação à fé. De fato, quando nascem os filhos, os pais os levam para serem batizados e se comprometem a educá-los e iniciá-los na Vida Cristã, para que possam receber os demais sacramentos que confirmam e sustentam a fé: Confirmação e Eucaristia.
Quando a criança já tem a capacidade de entender algo, os pais ensinam-lhe as primeiras orações, abençoam os alimentos com ela, usam sinais e símbolos religiosos e a iniciam nos primeiros passos do amor à mãe de Jesus. Quando os filhos já são capazes de compreender algo, os pais lêem com eles a Palavra de Deus e a explicam de maneira singela e acessível.
No momento de assumirem as responsabilidades de sua vocação pessoal: matrimônio, sacerdócio, vida religiosa ou celibatária no meio do mundo, estão com eles. Desde o momento do nascimento, os pais mostram um imenso carinho e uma constante dedicação aos filhos, sobretudo quando estão doentes ou passam por necessidades especiais.
Quando existe esta presença e testemunho de fé dos pais junto aos filhos, a catequese entra para completar e sistematizar o que já foi iniciado em casa. “Nós, como Igreja, nunca teremos condições de iniciar adequadamente ninguém na fé se não contarmos com a família. Sem a estrutura familiar e sem a preocupação da família para que os filhos conheçam o conteúdo da fé, nós, enquanto Igreja, vamos continuar oferecendo simplesmente alguma pedagogia e instrução religiosa; mas a iniciação à fé vai ser um trabalho insuficiente”.
A educação centrada no amor a Deus não pára nos Sacramentos da Iniciação Cristã, mas continua no dia-a-dia dos filhos: rezando em família nas refeições, estimulando a gratidão a Deus pelos dons recebidos, recorrendo a Ele nos momentos de dor ou de dificuldades, participando da missa dominical, acompanhando-os para receber o sacramento da reconciliação.
Uma experiência muito especial e intensa de Igreja em família acontece quando pais e filhos participam juntos da missa dominical: ao se reunirem com outras famílias e outros irmãos na fé, escutam a Palavra de Deus; rezam pelo bem estar de todos os necessitados e se alimentam de Cristo, imolado por nós. A fé cresce e se desenvolve com essas experiências bonitas que dão sentido à vida e infundem paz no coração.
* Especial Semana da Família – Paróquia Santo Antônio














