Início Religião A porta da Fé

A porta da Fé

Dom Canísio Klaus*
 
No dia 11 de outubro a Igreja Católica começa uma jornada de aprofundamento da fé através de inúmeras programações a serem desenvolvidas até o dia 24 de novembro de 2013, festa de Cristo Rei. A jornada faz parte do Ano da Fé, convocado pelo papa para celebrar o cinqüentenário de abertura dos trabalhos do Concílio Ecumênico Vaticano II, “a grande graça da Igreja no século XX”.
O tema do Ano da Fé – Porta Fidei – se inspira no livro dos Atos dos Apóstolos (14,27), onde Paulo e Barnabé, no final da primeira viagem missionária, narram com alegria que Deus abriu aos gentios “a porta da fé”. Os grandes objetivos são a renovação da Igreja e a nova evangelização.
A reflexão sobre “a porta da fé” implica numa retomada da motivação que levou os pais a pedirem o batismo para nós, uma vez que a porta de entrada para a vida cristã é o sacramento do batismo.
Daí o Ano da Fé ser um ano propício para fazer a renovação das promessas do batismo, retomando os compromissos que pais e padrinhos assumiram por nós naquela oportunidade. A música que muitas vezes é cantada nas celebrações de primeira eucaristia e crisma – “O que então meus padrinhos falaram, hoje mesmo eu vim confirmar” – pode nos ajudar na motivação para esta retomada.
Além de renovar o Batismo, o Ano da Fé quer ajudar os cristãos a aprofundarem as “razões da sua fé”, “visando uma adesão mais consciente ao Evangelho num momento de profunda mudança”, onde sempre mais a fé se torna relativa e a prática religiosa vai perdendo força. Também quer aprofundar a vivência da vida cristã através da prática dos sacramentos e do testemunho da caridade, uma vez que “a fé sem obras é morta” (Tg 2,17).
Na Diocese de Santa Cruz do Sul, vamos fazer o ato oficial de abertura do Ano da Fé durante a 11ª Assembléia Diocesana de Pastoral, no dia 18 de novembro. As paróquias, por sua vez, são convidadas a fazerem a celebração de abertura neste final de semana, ou seja, entre os dias 11 e 14 de outubro. No Conselho de Presbíteros se propôs que em todas as paróquias se faça simbolicamente a abertura da porta da Igreja, simbolizando a abertura da “porta da fé”, uma vez que é na igreja (templo) que nós recebemos o batismo, nos alimentamos com o pão da palavra e o pão da eucaristia, recebemos o sacramento do perdão e da crisma, celebramos os sacramentos da ordem e do matrimônio.
Aproveitemos o Ano da Fé que a Igreja nos propõe como um especial Ano de Graça do Senhor.

*Bispo Diocesano