Início Editoriais À procura da Redenção

À procura da Redenção

Jesus Cristo, sem dúvida, é uma personalidade marcante na história da humanidade. O Filho de Deus, conforme a tradição cristã. Uma música cantada por Ivan Lins, intitulada ‘Bandeira do Divino’, reflete sobre Cristo: “E o Rei será bendito. Ele nascerá do povo”. Jesus foi filho de um carpinteiro, José. Como diz a música de Lins (composta em parceria com Vitor Martins), Cristo veio do povo e, também, trouxe alimento para o povo. Em uma sociedade marcada por desigualdades, Jesus deixou uma mensagem altamente relevante.

O Filho de Deus, em toda Sua sabedoria divina, apontou diversos caminhos para a humanidade, entre eles o caminho do perdão. É preciso ter muita grandeza para perdoar os terríveis pecados da humanidade. Fome, guerras, violência, incompreensão. Não faltam mazelas na nossa sociedade. Mas Jesus optou pelo perdão. Cantou Ivan Lins: “Que o perdão seja sagrado”.

Diante de uma sociedade fraturada por interesses escusos, não é de surpreender que Jesus tenha sofrido. Perceber que os filhos de Deus são tão divididos, é algo que deve ter machucado o coração de Cristo. Jesus tinha pulsações humanas, obviamente Ele acabaria por conhecer o sofrimento, tão presente em nossas vidas. Tanto a dor quanto a alegria fazem parte da nossa realidade e, com certeza, Jesus conheceu as duas sensações, pois Deus desejava ser humano. E, através do Filho, o Pai conheceu a sensação de ser humano, tanto nas horas tristes quanto nas felizes.

Nos últimos tempos, o sofrimento tem caracterizado a nossa realidade, em função da pandemia. Jesus nos ensinou a lidar com o sofrimento e, assim, alcançou a Redenção na Ressurreição. A sociedade humana vai superar esta fase difícil e, a partir daí, sejamos cada vez mais solidários para combater as desigualdades que tanto preocuparam Jesus. Que assim seja.