Início Colunas A Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina

Estamos assistindo um debate intenso no Brasil e no mundo sobre a vacina contra a covid-19, sendo que o debate é entremeado por interesses de várias ordens, e o pior, e talvez mais grave, alimentado por pessoas que precisam opinar sobre temas dos quais sequer têm conhecimento. Por isto, quero advertir de forma preliminar, que não vou, e não posso falar sobre a eficácia ou não das vacinas que estão sendo estudadas por vários cientistas no mundo, pois não posso reproduzir, ou mais grave ainda, criar mais uma lenda urbana sobre o que os comunistas ou os capitalistas pretendem com a vacina.

Como sabemos, em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina, eis que o então governo de Rodrigues Alves, em obediência a um projeto aprovado no Congresso Nacional, sancionou a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, doença letal no início do século passado. Os debates à época não foram muito diferentes dos que ocorrem agora, guardadas as devidas proporções históricas, em especial quanto à eficiência do medicamento indicado, principalmente em razão da origem da vacina ser oriunda de vacas que eram imunes.

Passado mais de um século, agora estamos à frente de uma situação muito maior, pois o mundo não sabe ao certo o que fazer, sendo que alerto o para fato, que é óbvio que existem interesses econômicos, políticos, ideológicos e transnacionais, mas tudo isso não pode dar vazão a tantas bobagens que estão sendo ditas. Teve um conhecido que me disse que a ideia era implantar um chip nas pessoas através da vacina. Outro escreveu que a China quer implantar uma nova ordem mundial, por isso criou o vírus, aliás, tal tese tem sido reproduzida por muitos políticos em nosso País. Para completar, muitos têm receitas para cura.

É evidente que existe interesse econômico em torno da pandemia, como tem e sempre teve em várias outras doenças que atingem a humanidade. Mas daí colocar em jogo todo o avanço científico que nos levou até aqui, é no mínimo falta de um olhar no retrovisor, onde várias moléstias foram extirpadas da face da terra por vacinas que os pais aplicam em seus filhos obrigatoriamente, sob pena de serem responsabilizados penalmente. Acho que todos deveriam saber disso, e se sabem, é de má-fé espalhar tantos boatos, que em nada ajudam na crise que estamos vivendo.

Seguindo nesta toada, suspeito que alguma mente criativa diga que o soro antiofídico deva ser proibido, pois o veneno da cobra que dá origem ao soro poderá nos tornar agressivos. Mas como a torpeza não tem limites, tudo é possível, inclusive desacreditar a ciência.