Início Opinião A riqueza energética do Brasil

A riqueza energética do Brasil

O Brasil possui as energias mais diversificadas do planeta, sendo que a eólica já registra um aproveitamento de importância no Nordeste, Santa Catarina e Rio Grande do Sul etc…, idem a energia das ondas do mar está sendo pesquisado no Ceará, tendo a França como país pioneiro, que aproveita amplamente esta energia. Também deveremos registrar a Alemanha, que já se destaca em pesquisas energéticas não poluentes, e outros paises que já registram resultados satisfatórios e inovadores para abraçar a necessidade energética, visando um futuro com uma explosão demográfica triplicada no nosso planeta.
Considerando de que o nosso país registra as mais diversificadas energias dentre de um espaço de 8000 km de costa marítima, em que a energia hídrica, eólica, solar e do mar, bem como as de extração de cana de açúcar garantem um futuro de conquistas.
Então estas energias ligadas entre si poderão satisfazer a necessidade energética e poderão afastar o uso da energia atômica; em que as três usinas instaladas no Rio de Janeiro, onde somente duas produzem energia e a terceira inerte requer um alto custo de manutenção sem produção nenhuma!
E nem tão pouco se analisa o alto risco de desastre atômico! Como o do Japão e na Rússia em que a contaminação desastrosa matou milhares de humanos e desconsiderando o perigo do lixo atômico das usinas construídas no Rio de Janeiro o qual ainda não encontrou uma solução permanente que afasta o perigo de uma contaminação destruidora ao povo carioca.
Consequentemente os naturalistas e ecologistas questionam: temos necessidade de expor-nos a perigos aterrorizantes e mortais? Se registramos como riquezas naturais no nosso país tantas energias, mesmo que ainda não são pesquisados e aproveitados pelo povo brasileiro? Em vez de expor ao risco de contaminação mortal atômica? E isto representa negligencia nossa? Ou representa negligencia administrativa?

*Bacharel em letras