Início Política “A transparência será uma das marcas do nosso governo”, diz Frederico de...

“A transparência será uma das marcas do nosso governo”, diz Frederico de Barros

Candidato pelo PT, Frederico de Barros apresenta projetos para a comunidade santa-cruzense

Luciana Mandler
[email protected]

Candidato a prefeito Frederico de Barros (PT) e a vice Manu Mantovani (PCdoB). Foto: Divulgação

A série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que foi elaborada e está sendo publicada pelo Riovale Jornal, chega ao terceiro candidato, definido pelo critério de ordem alfabética. Frederico de Barros, do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como vice Manu Mantovani, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), apresenta as propostas para a comunidade santa-cruzense, que englobam diversos setores do Município, entre eles, turismo, saúde, meio ambiente e desenvolvimento. Confira:

Riovale Jornal – O senhor entende que existe uma disparidade no desenvolvimento entre centro, bairros e interior? Quais políticas o senhor pretende realizar para reduzir essa disparidade?

Frederico de Barros – Existe uma enorme desigualdade social entre centro, bairros e interior e isso fica visível ao andarmos pelo Município. Enquanto o centro está bem conservado, boa parte dos bairros e o interior estão abandonados. Para reduzir essa enorme desigualdade, vamos fazer investimentos prioritários na infraestrutura dos bairros e do interior, permitindo uma melhor qualidade de vida e tornando a cultura, o lazer e a saúde mais acessíveis e próximas das pessoas. Através do Orçamento Participativo, vamos reativar as Associações de Bairros e cada região vai definir o que é a sua prioridade.

RJ – Qual seu entendimento a respeito da diversificação econômica? Santa Cruz é ainda muito dependente do tabaco ou isso, no seu entendimento, não é um problema? À frente do governo, como pretende lidar com essas questões?

Frederico – A diversificação da economia é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico futuro do Município. Em nosso governo, não faremos distinção ao tamanho das empresas ou o seu ramo, vamos apoiar e incentivar todas, mas teremos um olhar atencioso com os micros e pequenos empreendedores, que são mais de 7 mil em Santa Cruz do Sul e não recebem nenhum tipo de assistência. Através de linhas de crédito do Banco do Povo, vamos fortalecer quem está trabalhando de maneira autônoma e os pequenos negócios. Também criaremos a Incubadora Social, um espaço para abrigar experiências inovadoras de economia criativa e solidária.

RJ – Na área turística, Santa Cruz tem perspectivas de crescimento? Quais seus planos em relação a esta área importante, o turismo?

Frederico – Santa Cruz do Sul precisa desenvolver a sua área turística, pois até o momento não há nenhuma política pública clara para este importante setor. Nós estamos propondo que se estabeleça um projeto municipal de desenvolvimento do turismo construído com as pessoas que fazem parte desta área e que vá além dos mandatos e das gestões para que possa se ter uma continuidade. Santa Cruz já tem tudo que um Município precisa para desenvolver o seu turismo: é uma terra acolhedora, com ótimos estabelecimentos, opções de lazer e belos lugares para serem visitados.

RJ – Em termos de educação, especialmente nas escolas municipais, o que está em falta no Município de Santa Cruz e o que pretende fazer para solucionar essa questão?

Frederido – O que é fundamental neste momento para as escolas é construir um projeto pedagógico de retorno gradual às aulas pós-pandemia com segurança e todos os protocolos sanitários permanentes. Além disso, vamos implementar políticas de monitoramento da construção do conhecimento, da avaliação e a busca ativa de estudantes para combater a evasão e o abandono escolar. Além disso, vamos garantir o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional Profissional.

RJ – Santa Cruz costuma ser um destaque positivo em saúde pública. O que pretende fazer para ampliar a qualidade dos serviços nesta área?

Frederico – Nós vamos universalizar a cobertura da Estratégia Saúde da Família em todos os bairros e no interior, fazendo a defesa intransigente do SUS. Para termos qualidade na prestação de serviços, também é preciso valorizar os Agentes Comunitários de Saúde e discutir com os servidores e a comunidade a criação de um plano de carreira para os profissionais da saúde. Além disso, vamos buscar parcerias para retomar o Plantão de Atendimento 24 Horas no Hospitalzinho.

RJ – O setor cultural foi amplamente prejudicado devido à pandemia do coronavírus. Quais estratégias para fomentar a cultura no Município?

Frederico – Vamos estabelecer um percentual do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura para o financiamento dos artistas locais através de editais para a produção e apresentação de obras e espetáculos. Além disso, precisamos criar uma estrutura para a comunicação de informações sobre editais de incentivo cultural na SMC lançados por empresas, órgãos públicos e outras instituições, e capacitar os artistas e produtores culturais locais para participarem desses editais. Por fim, vamos também estruturar a Secretaria por departamentos correspondentes às setoriais do Conselho Municipal de Cultura.

RJ – Como a gestão pensa em qualificar a questão do abastecimento de água e saneamento básico no Município?

Frederico – Em primeiro lugar, é necessário cobrar que o contrato que foi feito com a Corsan seja cumprido. Através da cobrança e do diálogo, vamos evitar problemas de falta de águas em bairros e avançar no saneamento básico que é importante para evitar diversos tipos de doenças. É possível aprimorar esses serviços que são fundamentais para as pessoas.

RJ – O Meio Ambiente é o grande responsável pelo desenvolvimento da vida no planeta. Em Santa Cruz do Sul, como o senhor pretende preservar esse patrimônio natural?

Frederico – Vamos ativar o Comitê Permanente do Cinturão Verde, transformando o Cinturão Verde em Área de Proteção Permanente. Além disso, iremos fortalecer a atuação da Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat), melhorar e ampliar a coleta seletiva de lixo, abrangendo todos os bairros e o interior. É necessário um cuidado maior com a parte ambiental, afinal, estamos em um mundo com recursos naturais que uma hora vão acabar, portanto, é fundamental atuar com a preservação ambiental.

RJ – Dando uma demonstração de transparência aos eleitores, o senhor pretende anunciar o secretariado antes do resultado das eleições? Se sim, quais são os nomes?

Frederico – A transparência será uma das marcas do nosso governo. Uma prova disso é que somos a única candidatura que defende abertamente que as pessoas possam participar ativamente das decisões, dos investimentos e obras por meio do Orçamento Participativo. O nosso secretariado será técnico, qualificado e com pessoas competentes e especialistas de cada área.

RJ – Caso eleito como prefeito, quais objetivos frente ao Governo Municipal e qual legado a ser deixado para Santa Cruz do Sul?

Frederico – O nosso maior objetivo é fazer com que esse desenvolvimento econômico e social esteja a serviço das pessoas, tornando Santa Cruz do Sul um Município menos desigual para todos e para todas. A população, pela primeira vez na história deste Município, participará efetivamente das decisões, através do Orçamento Participativo. Vamos deixar um legado de esperança de que a política pode ser diferente para além das mesmas famílias e siglas que passaram pela Prefeitura.