Início Geral Aapecan lança segunda etapa da campanha

Aapecan lança segunda etapa da campanha

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul realizará no próximo dia 16 de julho a segunda etapa da campanha “Você já pensou em ser um Super-Herói?” em sua sede. O objetivo é cadastrar possíveis doadores de medula óssea e encontrar um herói par a santa-cruzense Franciele Pinto, de 9 anos. 
Segundo Lusardo Ramos Júnior, assessor de comunicação da entidade, por mais que as coletas não sejam compatíveis aos usuários da Aapecan, as mesmas podem salvar outras vidas, pois a amostra de sangue e os dados ficarão no banco de dados do Registro de Doadores de Medula (Redome). Além disso, de acordo com ele, na primeira etapa da campanha, realizada no dia 16 de abril, foram realizadas 300 coletas de sangue, e assim, como muitos voluntários não conseguiram realizar o cadastro, eles permanecem na fila de espera para a próxima etapa. A segunda etapa de coleta terá um total de 400 coletas (número máximo para uma coleta externa), com o apoio do Hemocentro de Porto Alegre.
Para ser um doador é necessário preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue (de 5 a 10ml) para um teste de compatibilidade (HLA), após isso, o resultado do exame é colocado no banco de dados Rodome. A partir daí, caso haja um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro, isto é, uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avalição clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula.
A campanha ocorrerá no dia 16 de julho, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas, na Sede da Aapecan localizada na Rua Dorval Martins, 249, no bairro Ana Nery. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 54 anos de idade; estar em um bom estado de saúde; não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, e no dia da coleta de amostra de sangue, levar documento de identidade. (J.F.)