Início Geral Abastecimento de água | Corsan inaugura ETA moderna em Santa Cruz

Abastecimento de água | Corsan inaugura ETA moderna em Santa Cruz

Nova estação dobra capacidade e atende 138 mil moradores

Executivos da companhia e autoridades locais conferiram as novas instalações
Divulgação/Corsan

Com investimento de R$ 52 milhões e quatro anos de obras, foi inaugurada, na última sexta-feira, 5, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Cruz do Sul. A estrutura, considerada uma das mais modernas do Rio Grande do Sul, dobra a capacidade de abastecimento do município e beneficia diretamente cerca de 138 mil habitantes. Totalmente automatizada e integrada ao Centro de Operações Integradas (COI), a unidade envia dados em tempo real 24 horas por dia. Atualmente, encontra-se em fase de comissionamento – etapa final de testes antes do início pleno da operação.

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, destacou a relevância do investimento para a região. “A ETA de Santa Cruz do Sul qualifica o tratamento e garante maior segurança, tanto no dia a dia quanto em situações de maior estresse. Com a ampliação da capacidade de 400 para 800 litros por segundo e um sistema totalmente automatizado, a estação fortalece a segurança operacional e garante mais confiabilidade no fornecimento para os munícipes”, ressaltou.

Segundo o diretor-executivo da Diretoria Central da Corsan, Alexandre Barradas, a nova unidade incorpora tecnologia avançada no processo de tratamento. “Em vez da utilização do cloro gás, é feita a geração de hipoclorito de sódio por meio da eletrólise de sal e água. Essa tecnologia é mais atual e oferece maior eficiência e confiabilidade no tratamento”, explicou.

Barradas também ressaltou que a entrega faz parte do plano de melhorias da Corsan para o município. “Essa entrega representa um grande avanço na segurança operacional e demonstra que a Corsan está preparada para atender o crescimento do município por, pelo menos, mais 40 anos”, completou.

O prefeito Sérgio Moraes celebrou a nova infraestrutura. “Fico honrado em receber um investimento desse porte e em ver a melhora que tivemos no atendimento da Corsan ao município. Nos últimos tempos não tenho escutado reclamações, e isso acontece porque a água não está faltando, a população está sendo atendida”, declarou.

A nova estação tem capacidade de manter o abastecimento por até sete horas seguidas apenas com seu volume de reserva, mesmo em situações extremas, como paradas temporárias na captação ou quedas de energia elétrica. Apesar dos avanços, a Corsan alerta que desabastecimentos pontuais ainda podem ocorrer por fatores externos, como rompimento de rede, falta de energia ou manutenções programadas.