Início Geral Ação: Canil Municipal será gerido pelas ONGs

Ação: Canil Municipal será gerido pelas ONGs

Cristiano Silva
[email protected]

Integrantes das ONGs Aja, Protetores de Santa Cruz do Sul e Abrigo São Francisco de Assis estiveram presentes na última quarta-feira no salão nobre da Prefeitura, para expor ao prefeito Telmo Kirst as condições precárias em que o canil municipal se encontra, pedindo auxílio de recursos para melhora das condições no local. O prefeito Telmo acolheu o projeto que visa transformar o canil municipal em um centro de bem-estar animal e afirmou que a Prefeitura fará o aporte de recursos financeiros e humanos, dentro de suas possibilidades e limitações, para que as ONGs conduzam o processo no município. O projeto apresentado ao prefeito consiste em quatro ações fundamentais para reverter o quadro de abandono e agressão: educação, castração, fiscalização e controle de adoção. A proposta inicial é levar para o centro de bem-estar animal, animais vítimas de maus tratos, doentes e enfermos. Em um primeiro momento, cães e gatos e, futuramente, também animais de maior porte.
A autora do projeto e voluntária da Ações de Justiça pelos Animais (Aja), Clarice Paim Arnold, falou sobre a situação: “Somos conscientes das dificuldades econômicas pelas quais o município atravessa, mas este é também um problema para o qual buscamos solução”.
Em visita ao canil na última quinta-feira à tarde, o prefeito Telmo Kirst se inteirou das condições precárias em que o canil se encontra e reafirmou o compromisso da Prefeitura com a causa: “Assim como está não dá. Vamos dar o suporte para as ONGs, que são especialistas nisso. A Prefeitura passa o recurso e as ONGs assumem o controle.”

Rolf Steinhaus

Prefeito Telmo Kirst tomou conhecimento da situação do canil e prometeu recursos para as ONGs de proteção aos animais

NO LIMITE

Durante a visita ao canil municipal na última quinta-feira, em uma das salas reservadas aos animais doentes, as ONGs santa-cruzenses encontraram um cão praticamente sem vida. As veterinárias tentaram reanimá-lo no local, porém em estado de desidratação e hipotermia, o cão foi encaminhado para o ambulatório, que mesmo fazendo todas as ações possíveis, não houve condições de salvá-lo. Atualmente localizado no bairro Dona Carlota, atrás da Usina de Reciclagem, o canil tem visíveis sinais de descaso e falta de cuidados com os animais, que vivem em situações precárias. Uma comissão formada por integrantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Controle Interno, Procuradoria, Administração e Comunicação Social iniciam os trabalhos já na próxima segunda-feira, com a primeira reunião.

Rolf Steinhaus

Filhote em estado grave, encontrado trancado em uma das salas do canil, não resistiu