Início Especiais ACI de Santa Cruz completa 105 anos de atividade

ACI de Santa Cruz completa 105 anos de atividade

Promover ações de representatividade e inovar com foco no desenvolvimento das empresas e da região são desafios da atual gestão

Tá na Hora com o vice-governador eleito, Gabriel de Souza: evento, junto com o Café Empresarial, são referências no interior do Estado
FOTOS: Rodrigo Assmann

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, uma das mais representativas entidades empresariais do interior do Estado, comemora hoje (2 de janeiro) 105 anos de atuação. A data histórica celebra uma trajetória de importantes realizações voltadas ao desenvolvimento do município e da região. A tradição de envolvimento com os assuntos da comunidade e o diálogo sempre aberto com as demais entidades, as forças políticas e o Poder Público nos diferentes âmbitos, fazem da ACI uma entidade plural, que busca a inovação sem perder de vista os ensinamentos e conquistas de sua centenária história.
A atual gestão, presidida por Cesar Cechinato, tem trabalhado no sentido de fazer essa conexão entre tradição e inovação. Ações consagradas, idealizadas por gestões passadas, tiveram continuidade e foram aprimoradas. Eventos como o Tá na Hora e o Café Empresarial são exemplos dessa dinâmica. Dentre as novidades, a transmissão simultânea pelas redes sociais – herança da época da pandemia – foi incorporada aos eventos, permanecendo a gravação no canal da entidade no Youtube, como um valioso acervo às atuais e futuras gerações de empreendedores. Ambos são considerados na atualidade os mais importantes eventos empresariais do interior do Estado, pela grande aderência de público, tanto no presencial como no virtual, e repercussão na mídia.
A reunião-almoço Tá Hora completou cinco anos em 2022. A qualidade dos palestrantes e a relevância e atualidade dos temas abordados são diferenciais do evento que foram ainda mais reforçados este ano. Nomes como do governador do RS, Ranolfo Viera Júnior, do fundador da Gol, Tarcisio Gargioni, do CEO da CMPC no Brasil, Maurício Harger, e mais recentemente, do vice-governador eleito do Estado, Gabriel Souza, foram alguns dos painelistas do Tá na Hora. “A cada nova edição do evento nos desafiamos a manter e mesmo superar esse padrão”, afirma o presidente da ACI, Cesar Cechinato.
Presente na programação da ACI há mais de uma década, o Café Empresarial também foi repaginado. Trazer cases inspiradores de empreendedores santa-cruzenses que se tornaram referência em seus segmentos para além das fronteiras do Estado e mesmo do País, para compartilhar seus conhecimentos, é o objetivo do encontro. Recepcionados com um café da manhã, os participantes têm ainda um momento para troca de experiências e networking e após assistem a palestra, com a possibilidade de interação com o painelista.
A captação de patrocinadores é a forma com que a entidade consegue viabilizar os eventos. Empresas e organizações podem associar suas marcas tanto ao Tá na Hora como ao Café Empresarial. Pela grande visibilidade na imprensa regional e repercussão no meio empresarial, o patrocínio tem se mostrado um investimento de alto retorno para a imagem das organizações apoiadoras.

Valorização da indústria

Outra importante iniciativa na área de eventos foi o lançamento da Semana da Indústria de Santa Cruz do Sul. Realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, a programação contou com um qualificado time de palestrantes e abordou temas voltados ao presente e ao futuro da indústria, como o processo de desindustrialização do País e outros gargalos que afetam o desempenho atual do setor no mercado global.
Idealizado pela ACI, o evento teve o apoio da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e do sistema “S” – Senai, Sebrae e Senai – da Universidade de Santa Cruz (UNISC), do Banco do Brasil, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundopem, do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco) e Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest) e das empresas Imply e Gazeta Grupo de Comunicações.
Mais de 700 participantes foram mobilizados ao longo do evento, que obteve grande repercussão na mídia regional. Para 2023, a segunda edição da Semana da Indústria já está confirmada.

Novos serviços

Outro compromisso desta gestão é diversificar e ampliar o leque de serviços oferecidos aos associados. Para isso, novos convênios foram celebrados este ano. Na área da saúde, a parceria com a Unimed Vales do Taquari Rio Pardo possibilitou aos associados o acesso ao cartão de desconto UnimedCard, com valores diferenciados. Um benefício aos empreendedores e também aos seus colaboradores, que ao aderirem ao convênio passam a usufruir de descontos em consultas médicas e serviços de saúde.
No campo da educação, o convênio com a Unisc foi mais uma ação importante voltada ao desenvolvimento e qualificação profissional de empreendedores e dos recursos humanos das empresas associadas. O convênio oferece descontos nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade, inclusive na modalidade EaD. Benefício que se soma à renovação do convênio com a Faculdade Dom Alberto, ocorrido este ano. A manutenção dos descontos nos cursos da Faculdade amplia ainda mais as possibilidades de acesso à educação de qualidade.
O mais recente convênio, com a Bitencourt Seguros, vai oferecer aos associados benefícios exclusivos em várias modalidades de seguros. Outros convênios estão previstos e devem reforçar ainda mais o rol de serviços oferecidos pele entidade em breve.

Daniel Randon foi um dos palestrantes da Semana da Indústria: evento terá nova edição este ano

Representatividade

Historicamente, a ACI desempenha um papel de destaque na defesa de pleitos do município e da região. Este ano, o tradicional encontro com os candidatos ao governo gaúcho manteve o viés reivindicatório. A ACI, junto com a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp), demais entidades e organizações locais e as ACIs do Vale do Rio Pardo, elaboraram um documento com as principais demandas regionais que foi entregue a todos os candidatos em passagem pela cidade. O resultado desta mobilização foi a elaboração de um documento contendo uma única reivindicação por município, mas cuja importância e abrangência do pleito impacta de forma significativa a região como um todo.
Exemplo disso é a demanda apresentada por Santa Cruz para criação de rotas aéreas com voos comerciais do município com destino a São Paulo. A cidade representa hoje o 5º PIB do Rio Grande do Sul, no entanto, é a único município entre os 15 principais PIBs do Estado que está a mais de 50 km (150 km) de um aeroporto com linhas para São Paulo. “Uma situação inconcebível pela importância da participação do município na economia gaúcha”, destaca Cechinato.
Da mesma forma, a reivindicação de Rio Pardo, de criar um porto que permita explorar a vocação do rio Jacuí como um importante modal hidroviário para o transporte da produção, também tem um efeito multiplicador no âmbito regional. Segundo o presidente da ACI, somente o atendimento destas duas demandas já tem o poder de estimular de forma exponencial o crescimento das regiões dos vales do Rio Pardo e Taquari, juntas. Constatação feita também pelo então candidato Eduardo Leite, ao se posicionar na mídia a favor das propostas recebidas das entidades. “Porto, aeroporto, transporte rodoviário e ferroviário criariam um espaço multimodal na região, estimulando os negócios já existentes e novas atividades empreendedoras”, declarou.
A aprovação pela Assembleia Legislativa gaúcha do projeto de Lei 182/22, que acaba com a necessidade da emissão do licenciamento do Corpo de Bombeiros para atividades de baixo risco no Estado, foi outra ação para a qual a ACI se mobilizou.
Estima-se que 732 atividades de baixo risco no RS, de um total de 1.332, serão beneficiadas pela decisão. No dia anterior à votação, assim como já havia feito em outra oportunidade, a ACI encaminhou mensagem via e-mail a todos os deputados estaduais, ratificando o seu apoio à proposta e solicitando que fosse aprovada.

Memória

Primeira entidade empresarial do município, fundada em 2 de janeiro de 1918, a ACI de Santa Cruz do Sul atua para o desenvolvimento da região e o fortalecimento da atividade empresarial. Uma trajetória construída com o apoio dos segmentos que representa – comércio, indústria, serviços, agronegócio e profissionais liberais.
Para 2023, a atual gestão prevê a conclusão das obras de revitalização do prédio histórico da entidade. Construída do início do século passado, a casa está localizada ao lado do prédio da ACI – na esquina das ruas Venâncio Aires e Julio de Castilhos – e já ganhou as cores originais. O prédio atual da Associação também passará por reformas, com início previsto para este mês.