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ACI Tá na Hora | Oktoberfest como modelo de gestão cultural

Diretor do evento em Blumenau apresenta reposicionamento estratégico durante reunião da ACI em Santa Cruz

Lucca Herzog
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A reunião-almoço Tá na Hora, promovida pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, na última terça, no Hotel Águas Claras, recebeu o diretor-geral da Oktoberfest Blumenau, Guilherme Benno Guenther, que abordou a história de reposicionamento do maior evento público do país. Considerada uma das maiores festas culturais da América Latina, a Oktoberfest é reconhecida por transformar tradição e cultura em uma plataforma de desenvolvimento regional.

Durante a reunião, o palestrante destacou como o evento ultrapassou o caráter festivo para assumir um papel estratégico na economia e na cultura regional. Segundo Guenther, a festa evoluiu e hoje é considerada um modelo de gestão e inovação no setor de eventos: “Percebemos que a Oktoberfest Blumenau é mais do que uma festa. Ela virou referência, um ecossistema para experiências, conhecimento e desenvolvimento de mercado”.

Segundo Guenther, ao longo das primeiras edições da festa, algumas características começaram a não mais atender o interesse dos gestores e da população local. “Quando nos apresentávamos apenas como uma festa de cerveja, o público vinha com esse foco”, contou. “Tínhamos muita confusão, bagunça e caos no trânsito. Chegamos a ter briga de torcida de futebol, em frente à Vila Germânica. Era um público que não cumpria o que o evento propunha, que era, por meio da cultura, buscar movimentação econômica.”

A situação começou a mudar a partir da edição de 2005, quando houve um direcionamento temático da festa, com a introdução de cervejas artesanais, o conceito da gastronomia e o fomento à cultura. Essa identidade, segundo ele, promove e diversifica o potencial econômico do empreendimento que, como apontou, é um patrimônio cultural da população: “Começamos a nos comunicar para o mercado não mais como festa de cerveja, de carnaval alemão, ou de micareta germânica, e sim como uma festa de cultura, de tradição, em que a cerveja é parte de um escopo mais ampliado da gastronomia. O que propomos é uma experiência na cultura germânica, na germanidade”.

Durante a apresentação, o executivo detalhou ainda os bastidores da Oktoberfest Blumenau, detalhando os processos de organização, os desafios enfrentados e as soluções inovadoras que tornaram o evento um exemplo de gestão cultural e econômica.

Guenther esteve no Palacinho com gestores do município

No Palacinho com Moraes

O prefeito Sérgio Moraes (PL) Guilherme Guenther no Palacinho da Praça da Bandeira, acompanhado por representantes da Oktoberfest de Santa Cruz, autoridades locais e o deputado federal Marcelo Moraes (PL-RS). A reunião teve como foco a troca de experiências entre os dois maiores eventos típicos alemães do país, abordando organização, desafios e estratégias que consolidam as festas como motores culturais e econômicos.

Guenther destacou que a Oktoberfest de Blumenau gera cerca de 3 mil empregos diretos e movimenta R$ 550 milhões na economia regional, reforçando a identidade cultural catarinense. Já Moraes ressaltou a valorização das cervejarias locais na edição deste ano da festa em Santa Cruz, com a escolha de uma marca da cidade como fornecedora oficial, fortalecendo a economia e a autenticidade do evento.