Início Geral Adolescentes ganham tarde de embelezamento

Adolescentes ganham tarde de embelezamento

Everson Boeck – [email protected]

Quinze adolescentes do Bairro Santa Vitória, da área de abrangência do ESF Glória, participaram na tarde de terça-feira, 14, da Tarde de Embelezamento. A atividade faz parte de várias oficinas que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do Programa de Prevenção à Violência (PPV), o qual é desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Diretoria para Assuntos de Segurança e Cidadania, e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Rolf Steinhaus

Oficina proporcionou Tarde de Embelezamento para 15 jovens que moram na área de abrangência do ESF Glória

Segundo a coordenadora do PPV, Arani Borges Hax, o objetivo da ação é estimular o autocuidado para que as jovens possam manter uma boa qualidade de vida de maneira responsável, descobrindo formas de cuidar da sua própria saúde. “Antes da atividade, como é de costume nas oficinas, elas receberam orientações de um profissional sobre cuidados pessoais. Além disso, durante a tarde as adolescentes também vão receber, através do Horto Municipal, mudas de árvores para que possam plantar nas suas casas, como forma de ampliar a prática do cuidado de si para o cuidado com o meio onde estão inseridas”, explica Hax. A atividade foi oferecida de forma gratuita pelos alunos da Anybel – A Casa do cabeleireiro, que voluntariamente colaborou com o PPV.
Arani comenta que a Oficina Artesanato para Adolescentes vai acontecer por mais de seis meses. “Elas foram criadas, assim como tudo no PPV, nas reuniões de liderança em conjunto com a comunidade. Fazemos o seguinte exercício: o que temos, o que queremos e o que podemos fazer para alcançar o que queremos. Dessa forma nascem nossas ações”, ressalta. Ao final do prazo será feita uma avaliação. “Queremos saber se os adolescentes participaram efetivamente dos trabalhos, se os objetivos foram alcançados, se querem mudar o material, o tema”, acrescenta Hax.
A coordenadora destaca o auxílio de uma grande incentivadora das ações e sempre muito solicitada pelos participantes, a agente de saúde Roselane da Silva. “Ela é muito prestativa e conhece bem a comunidade aqui. Para esta oficina, as meninas fizeram questão da presença dela. Nestes momentos temos a certeza do quão importante é o papel dos agentes de saúde e pessoas comprometidas em trabalhos sociais”, pontua Arani.

Rolf Steinhaus

Arani Hax: “As oficinas, assim como tudo no PPV, são criadas nas reuniões de liderança em conjunto com a comunidade, de acordo com o que ela quer e precisa”

A jovem Eliége Carolina Rodrigues, de 13 anos, disse que foi incentivada a participar da oficina através da cunhada, que já conhecia o trabalho. “Resolvi conhecer e adorei. Gostei de tudo, nos tratam muito bem e aprendi várias técnicas. Quero poder participar de outras e aprender coisas novas”, garante.
O Programa de Prevenção à Violência tem como objetivo promover a prevenção à violência através de ações articuladas entre instituições governamentais e não-governamentais por intermédio de seus representantes no Comitê Municipal de Prevenção à Violência.