Início Geral AES Sul prepara redes para interligação com a nova Subestação

AES Sul prepara redes para interligação com a nova Subestação

Everson Boeck
[email protected]

Quem transitou pela Rua Gaspar Bartholomay no mês de julho pôde perceber uma grande movimentação de funcionários e caminhões da AES Sul. Há várias semanas está sendo efetuada a troca de postes e rede de distribuição e, na última, o trabalho foi intensificado. Conforme o gerente técnico da AES Sul, Sérgio Machado, estão sendo instalados novos alimentadores da Subestação Santa Cruz 3 para interligação com a rede já existente. “Todo o sistema de distribuição de energia é interligado. Os alimentadores são circuitos elétricos (redes) de média tensão, que levam energia das subestações para as redes de distribuição em baixa tensão”, explica. A nova subestação, cuja construção foi anunciada em agosto do ano passado, beneficiará 55 mil clientes de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Rio Pardo.
Segundo Machado, as substituições dos postes são para possibilitar implantação dos novos alimentadores em rede compacta (cabos protegidos) para redistribuição de carga e clientes por alimentador, aumentando substancialmente a confiabilidade da área a ser atendida por estes novos alimentadores. O gerente técnico da AES Sul também esclarece que em relação à rede de distribuição o investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões. O projeto total, incluindo a subestação e as linhas de subtransmissão, chegará a R$ 12,8 milhões.

Everson Boeck

Na Rua Gaspar Bartholomay, postes e redes estão sendo substituídos para
receberem o novo sistema de distribuição

SUBESTAÇÃO

A construção da Subestação Santa Cruz 3, localizada no Bairro Bom Jesus, foi anunciada pela companhia em maio do ano passado e está em fase final. Nos últimos dias estão sendo realizados diversos testes para verificar se os equipamentos foram instalados corretamente e estão aptos para funcionar. A nova subestação possui 50 megavoltampères (MVA) de potência e estará interligada às subestações 1 e 2 já existentes em Santa Cruz, as quais estão instaladas nos bairros Universitário e Santo Antônio. “Com este reforço, possíveis falhas poderão ser corrigidas e, portanto, melhor qualidade na distribuição”, aponta Machado.
A AES Sul não confirmou quando a Subestação 3 entrará em funcionamento, mas a previsão é que isso aconteça até o final do ano. Deverão ser beneficiados com o investimento, moradores do Bom Jesus, Vila Schulz e parte do Centro. De acordo com Machado, a Subestação Santa Cruz 3 foi planejada há pelo menos quatro anos e acompanha o crescimento da demanda por energia elétrica. A obra começou no segundo semestre do ano passado, com a terraplenagem, e a previsão inicial de conclusão era abril deste ano, mas teve de ser adiada em razão das chuvas.

Everson Boeck

Melhorias e nova subestação beneficiarão 55 mil clientes