Início Religião Agir na reconciliação

Agir na reconciliação

Diácono Dirceu Quinot

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl. 1:13)

Em Colossenses o apóstolo Paulo descreve não só a pessoa de Jesus, como também a Sua obra, a obra da reconciliação. A expressão “reconciliação” traz a idéia não só de aproximação, mas a de trazer para mais perto algo que estava longe ou afastado. É um relacionamento restaurado, e agora mais íntimo e profundo, pois também a reconciliação traz ainda a idéia de restauração, de cura, de algo que estava enfermo, lesado.
A ênfase maior na reconciliação é o relacionamento – acima de tudo, o relacionamento entre o Criador e Sua criatura, entre Deus e o ser humano que, por causa do pecado de Adão, do Primeiro Homem, o relacionamento que havia entre ele e Deus, entre o Criador e a criatura, outrora sem barreiras ou fronteiras, agora estava rompido, fechado. Conseqüentemente, fomos divididos. Assim, nosso relacionamento com Deus foi quebrado por causa do pecado, ou seja, por causa de uma escolha errada do Primeiro Homem.
Alguém disse, certa vez, que quando as pessoas se frustram nos relacionamentos, elas procuram substituir essa frustração por qualquer outra coisa, como: trabalho excessivo, jogos, internet, bebidas, drogas etc. O homem, sem Deus, está aberto à toda influência do mal. Quando o homem não busca a Deus, a maldade se multiplica (Gn. 6:5). Daí, o terrorismo, as atrocidades, a violência, etc.
Mas Deus fez o homem para se relacionar com ele. Talvez por isso é que haja em nós um grande potencial para relacionamentos. Na fase da adolescência, por exemplo, percebe-se a necessidade que o adolescente tem de falar com alguém. Senhoras, na hidroginástica, freqüentam a academia para, principalmente, dialogarem, baterem papo, e não somente para se exercitarem.
Em Jesus fomos reconciliados com Deus. E o ser humano que se reconcilia com Deus, mediante Jesus, experimenta do Seu amor incondicional e eterno. Deus não nos deixa nem nos desampara. Ele está conosco nos momentos de alegria e de tristeza. Assim disse Jesus: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
O que mais nos comove acerca do amor de Deus para conosco é que esse amor nos traz dignidade e valor (Mt.22:37). Quando somos inundados, cheios desse amor, aprendemos também a respeitar o outro e conferir-lhe, igualmente, dignidade e valor. Basta ver como foi o relacionamento de Jesus com seus discípulos, seguidores e principalmente com as pessoas sofridas. E quando somos tocados por esse amor, somos tocados nos nossos relacionamentos com a outra pessoa e com o próprio Deus.
O Espírito Santo, diz o apóstolo Paulo, é quem propicia essa reconciliação (I Cor. 5:18). Deus assim então nos reconciliou Consigo mesmo e nos fez agentes de reconciliação. Talvez por isso que Jesus tenha dito no Grande Sermão sobre as Bem-Aventuranças: “Os pacificadores serão chamados filhos de Deus”.
Que Deus nos abençoe e nos guarde no seu amor para que reconciliados com Ele possamos, também ser benção e aproximar pessoas Dele. Amém.

AGENDA
Sábado: 22/09/12
18h – Culto Com. Ap. Paulo
19h – Centro Confirmação com Santa Ceia
19:30h – Ap. Pedro.
 
Domingo: 23/09/12
7h – Hora Evangélica – Rádio S. Cruz.
9h – Culto Com. Pinheiral com Santa Ceia
9h – Culto Martin Luther
9:30h – Culto Com. Centro
Seminário Sinodal  da LELUT
 
Terça: 25/09/12
Dia Sinodal da OASE na Comunidade Centro