Início Geral Agricultores pedem atenção à saúde

Agricultores pedem atenção à saúde

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Nesta terça-feira, 23 de agosto, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) realizou em todo o Rio Grande do Sul, uma onda de protestos pedindo mais atenção por parte do poder público para a saúde do Estado. Em Santa Cruz do Sul, a manifestação também aconteceu. Por aqui, o movimento foi organizado também pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). 

Grupo caminhou pelas ruas centrais

A manifestação iniciou por volta das 9 horas em frente à sede da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Um grupo de cerca de 200 agricultores de toda a região fez uma concentração no local, munidos de bandeiras e de um carro de som. Ali o grupo entregou nas mãos de funcionários da 13ª CRS um documento onde o STL e a Fetag apresentaram seu posicionamento a respeito da questão da saúde no Estado. 

Entre diversas questões, o documento apontava que sindicato e federação condenam a falta de repasses aos hospitais filantrópicos, e também a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). O papel também apresentava uma manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que tem por objetivo limitar os gastos públicos. O grupo defendeu que a PEC fere os direitos dos cidadãos que necessitam dos valores destinados à saúde. O grupo também pediu que os governantes sejam mais transparentes em suas prestações de contas, especialmente no que se refere aos investimentos na saúde. 

Depois do manifesto em frente à CRS, o grupo seguiu em caminhada pela rua Marechal Deodoro até a frente do Hospital Santa Cruz (HSC). No local, além de um minuto de silêncio pela saúde pública, o grupo saudou os funcionários da instituição com uma salva de palmas. “Nós precisamos homenagear esses trabalhadores que continuam dando tudo de si pela comunidade”, explicou o presidente do STR, Renato Gehrke. 

Por fim, o grupo continuou a caminhada pela rua Marechal Floriano até o Parque da Oktoberfest. Renato esclareceu que o objetivo desse movimento, foi chamar a atenção para a situação difícil para a qual a saúde está se encaminhando. Participaram da caminhada, trabalhadores da saúde e agricultores de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Monte Alverne, Herveiras, Vera Cruz, Vale do Sol, Rio Pardo, Passo do Sobrado, General Câmara, Venâncio Aires, Pantano Grande e Gramado Xavier. A fiscalização municipal de trânsito acompanhou a caminhada e auxiliou no controle do trânsito durante o percurso.